Uso do Android Auto e Apple CarPlay reduz o tempo de reação dos motoristas

Pesquisa aponta que os sistemas de infotenimento para veículos reduzem mais a segurança rodoviária do que a maconha ou o álcool.

Os preocupantes resultados de um novo estudo divulgado pelo IAM RoadSmart, mostram que os mais recentes sistemas de informação e entretenimento para veículos, projetados para melhorar a segurança nas estradas, estão falhando e prejudicando o tempo de reação ao volante mais do que o uso de álcool e maconha.

O estudo descobriu que os motoristas tiravam os olhos da estrada por 16 segundos enquanto dirigiam (equivalente a uma distância de mais de 500 metros a 110 km/h), e o uso do controle por toque resultou em tempos de reação ainda piores. O motorista que utiliza o Android Auto, tem o tempo resposta reduzido em 53%. Já o uso do Apple CarPlay, resultou em uma redução ainda maior, de 57%.

Com base em estudos anteriores, motorista que tenha ingerido pouco álcool, tem o tempo de reação reduzido em 12%, enquanto quem dirige e utiliza o aparelho celular 46%, contra 21% mais lento para o uso de maconha.

Comentando as conclusões alarmantes, Neil Greig, diretor de política e pesquisa da IAM RoadSmart, disse: “Embora pesquisas anteriores indiquem que o Apple CarPlay e o Android Auto têm um desempenho melhor do que os botões e controles mais tradicionais, os resultados deste último estudo levantam algumas sérias preocupações sobre o desenvolvimento e o uso dos mais recentes sistemas de informação e entretenimento no veículo. Qualquer coisa que distraia os olhos ou a mente de um motorista da estrada é uma má notícia para a segurança rodoviária“.

Durante o estudo, realizado pelo TRL em nome do IAM RoadSmart, os motoristas concluíram uma série de três unidades na mesma rota de teste simulada para avaliar o nível de impacto do Android Auto e Apple CarPlay. Na primeira execução, os motoristas não interagiram com o sistema. Nas execuções subsequentes, os motoristas interagiram com o sistema usando apenas o controle por voz e, em seguida, usando apenas o controle por toque.

Os dois métodos de controle distraíram significativamente os motoristas, no entanto, o controle por tela sensível ao toque provou ser o mais perturbador dos dois. Enquanto muitos motoristas perceberam que o sistema estava causando uma distração e modificaram seu comportamento, por exemplo, diminuindo a velocidade, o desempenho ainda era afetado negativamente com motoristas incapazes de manter uma distância constante do veículo à frente, reagindo mais lentamente e se desviando para fora da pista.

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As principais conclusões do estudo:

  • O controle da posição do veículo na faixa e a manutenção de uma velocidade consistente e o avanço do veículo na frente sofreram significativamente ao interagir com o Android Auto ou o Apple CarPlay, principalmente ao usar o controle por toque.
  • Os participantes não reagiram com a mesma frequência de um estímulo na estrada ao se envolver com o Android Auto ou o Apple CarPlay – com tempos de reação 50% mais lentos.
  • O tempo de reação a um estímulo na estrada à frente era mais lento ao selecionar músicas no Spotify enquanto usava o Android Auto e Apple CarPlay (via controle de toque em vez de controle de voz), em comparação com mensagens de texto durante a condução (com base em estudos anteriores).
  • O uso de qualquer sistema via controle de toque fez com que os motoristas desviassem os olhos da estrada por mais de 12 segundos. Isso não atende às diretrizes estabelecidas pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration). Ao usar o controle de voz, todas as medidas estavam dentro das diretrizes da NHTSA.
  • Os participantes subestimaram o tempo que pensavam passar o olhar longe da estrada, em até cinco segundos, ao interagir com o Android Auto e o Apple CarPlay via controle de toque.

[Por IAM RoadSmart]

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