A expectativa era grande, mas finalmente o concorrente do Jeep Compass que a Toyota prometeu há um tempo, chegou. Seu nome já é conhecido, Corolla Cross, mas saiba que devemos nos acostumar com a ideia de um SUV compartilhando o nome com o consagrado sedan médio. O objetivo de vendas é ambicioso e pode de certa forma afetar o desempenho do modelo mais vendido do mundo.
O comparativo entre Corolla Cross e Corolla é inevitável, uma vez que ambos compartilham algumas coisas, entre elas a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact) do que a Toyota chama de filosofia TNGA – Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota), cujo objetivo é a construção de veículos sólidos, seguros, confortáveis e com bom desempenho. Entre outras semelhanças, os modelos dividem também o painel e motorizações que falaremos a seguir.
Do mesmo modo que no sedan, o SUV médio terá o motor 2.0 Dynamic Force VVT-iE 16V que pode ser abastecido com etanol, gerando 177 cavalos de potência a 6.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm ou com gasolina, gerando 169 cavalos também a 6.600 rpm e os mesmos 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm. Está conjugado a uma transmissão automática do tipo CVT chamada de Direct Shift com simulação de 10 marchas, sendo a primeira com uma engrenagem acoplada para melhorar o desempenho – há ainda o modo Sport.
Além disso, as versões mais completas contarão com sistema híbrido flex, composto pelo motor 1.8 VVT-i com 101 cavalos de potência no etanol e 98 cavalos na gasolina, ambos a 5.200 rpm e torque de 14,5 kgfm a 3.600 rpm independente do combustível utilizado em união a dois motores elétricos de 72 cavalos e 16,6 kgfm de torque com transmissão automática CVT Hybrid Transaxle – contando com modo Power. Suas médias de consumo segundo INMETRO são: 9,6 km/l em estrada e 11,8 em cidade com etanol, e 13,9 km/l em estrada e 17 km/l em cidade com gasolina.
Suas dimensões são as seguintes: 4.460 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.620 mm de altura e 2.640 mm de entre-eixos. Porta-malas com 440 litros de capacidade (30 a menos que o sedan) e 36 litros de tanque de combustível nas versões híbridas ou 47 nas versões a combustão.
Veja Também
⇒ Toyota Corolla GR-S chega às lojas a partir de R$ 151.990
⇒ Tiggo 2 e Yaris têm patentes registradas no Inpi brasileiro
⇒ Toyota oficializa fim das vendas do Etios no Brasil
Fotos: Toyota Corolla XRE Flex
Confira a seguir as versões, conteúdo e preços:
Toyota Corolla Cross XR 2.0: R$ 139.990
Desde a versão de entrada, o SUV traz: ar-condicionado digital automático de uma zona com saídas de ar traseiras, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque para descida e subida, travas elétricas, retrovisores elétricos com rebatimento automático ao trancar o veículo, faróis halógenos com DRL integrado, ajuste de altura elétrico e acendimento automático (sensor crepuscular), lanternas traseiras halógenas, faróis de neblina dianteiros em LED, chave canivete com comandos do alarme, interior e bancos em tecido preto, maçanetas e retrovisores na cor do carro, quatro de instrumentos analógico com computador de bordo de TFT colorido com tela de 4,2 polegadas, 7 airbags (duplo frontal, lateral, de cortina e de joelho para o motorista), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8″, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth®, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB traseiras para carregamento, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 17 polegadas na cor prata, entre outros itens.
Toyota Corolla Cross XRE 2.0: R$ 149.990
Itens da versão XR + interior e bancos revestidos em couro preto, descança-braços com porta-copos traseiro central, chave presencial com partida por botão, controle de cruzeiro (piloto automático), retrovisor interno eletrocrômico, faróis e lanternas traseiras em LED, paddle shift, linhas de projeção da câmera de ré na multimídia, sensor de chuva e rodas de 18 polegadas com acabamento cinza e diamantado.
Toyota Corolla Cross XRV Hybrid Flex: R$ 172.990
Itens da versão XRE + sistema híbrido, grade dianteira na cor cinza escuro e moldura prata, Toyota Safety Sense (piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de pré-colisão frontal com aviso e possível frenagem automática, farol alto automático, assistente de permanência em faixa com alerta e alerta de tráfego traseiro) e sensor de estacionamento dianteiro.
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid Flex: R$ 179.990
Itens da versão XRV + acabamento interno em couro bege, função dual zone com sistema S-Flow para o ar-condicionado, banco do motorista elétrico com oito ajustes (altura, distância, inclinação do encosto e do assento), iluminação ambiente e teto solar elétrico.
Toyota Corolla Cross XRX Special Edition Hybrid Flex: R$ 183.980
Itens da versão XRX + carregador de celular por indução, soleira nas portas, estribo lateral e bandeja para o porta-malas. Versão em caráter limitado, apenas 1200 unidades.
As cores oferecidas serão: a sólida Branco Polar, as metálicas Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e Azul Netuno (exclusiva), além da perolizada Branco Lunar.
Fotos: Toyota Corolla Cross 2022 (XRE Flex e XRX Híbrido)
[Fotos: Divulgação Toyota]