A Toyota anunciou nesta terça-feira (27) novas unidades de motor e câmbios desenvolvidos especificamente para a plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architecture).
A fabricante que desenvolve o câmbio CVT de Troca de Marchas Direta, a primeira transmissão continuamente variável do mundo a usar uma engrenagem de partida.
A fabricante está desenvolvendo também nova classe de powertrains 2.0L sobre a plataforma global TNGA e transmissão CVT com mecanismo diferenciado, visando melhora significativa em desempenho e condução.
Outra novidade é um câmbio manual de seis marchas, mais leve e 24 milímetros menor que o empregado atualmente pela marca.
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O novo sistema de transmissão automática do tipo CVT, que combina pela primeira vez engrenagens tradicionais com a cinta metálica existente em câmbios deste tipo, melhorando a eficiência do conjunto em baixa rotação. E para melhorar a eficiência em altas rotações, a Toyota alterou a cinta metálica, que agora permite variações maiores de relações.
Troca de Marcha Direta (DSG-CVT): Um novo tipo de CVT
A função básica de qualquer sistema de transmissão é apresentar eficiência na transmissão, alta performance entre as faixas de potência dos motores, além de trocas altamente responsivas.
Para aprimorar essas funções, a Toyota tem buscado reduzir a perda mecânica, utilizar relações de transmissão maiores e aperfeiçoar a detecção das trocas. Tais iniciativas resultaram em uma experiência de condução direta e suave, com economia de combustível na ordem de 6% em relação ao sistema de transmissão existente.
Conversão para faixas de marchas mais amplas
Junto com a adoção de uma engrenagem de partida, o uso da correia agora está especificado para relações de engrenagem mais altas. Esta nova configuração não somente melhora a eficiência do uso da correia, como também permite a adoção de faixas de marchas amplas, gerando uma faixa da relação de engrenagens de 7.5 para a classe de 2.0L.
Melhoria na detecção de troca de marchas
A utilização de engrenagens de partida resulta em uma carga de entrada reduzida. Isso possibilita a diminuição do tamanho dos componentes de correia e polia. O ângulo da correia e os diâmetros de polia foram otimizados, originando velocidades de troca 20% mais rápidas, com ganhos em aceleração e equilíbrio do conjunto.
Motor de Força Dinâmica 2.0L
O novo Motor de Força Dinâmica da Toyota adota tecnologias de combustão de alta velocidade e um sistema de controle variável. Ele também atinge maior eficiência térmica, gerando alta potência, devido a uma redução da perda de energia relacionada aos sistemas de resfriamento e escape e ao movimento de peças mecânicas.
Consequentemente, os novos motores de veículos híbridos e a gasolina de 2.0L atingem eficiências térmicas em 40% e 41%, respectivamente. Outro destaque, em comparação aos motores existentes, é o torque, que foi aumentado em todas as velocidades.