Muitas pessoas ainda torcem o nariz ao tratar sobre marcas de origem chinesa, contudo, não dá mais para chamar os produtos da CAOA Chery de chineses, uma vez que são feitos em Jacareí (SP) ou em Anápolis (GO, Tiggo 5X). O fato é que os rumos agora são outros, o mercado é outro e as tendências mais ainda.
O objetivo aqui é falar de mais um dos lançamentos da Caoa Chery (novo nome da fabricante após ser assumida pelo Grupo Caoa), o Tiggo 5x. Ele vem num momento de aquecimento do segmento de SUVs no país, mais especificamente o de compactos, que é sua área de atuação entre os concorrentes. Com bons itens de série, o modelo tem despertado algum interesse do público PcD. Confira agora todos os detalhes do modelo.
O modelo chega com duas versões, sendo a primeira de acesso e a outra a topo da gama, são elas:
O Tiggo 5x em sua versão T, de entrada, já conta com boa lista de equipamentos, contemplando itens como: ar-condicionado eletrônico com saída de ar para os ocupantes traseiros, direção elétrica, volante multifuncional com ajuste de altura, vidros elétricos nas quatro portas com função antiesmagamento, chave presencial que permite travamento e destravamento do veículo sem o uso da mesma, partida por botão, retrovisores elétricos com aquecimento e rebatimento elétrico, luzes diurnas (DRL) em LED, faróis com acendimento automático e ajuste elétrico de altura, central multimídia touchscreen de oito polegadas + espelhamento Android e Apple CarPlay, Bluetooth + comandos do ar-condicionado e câmera de ré com guias dinâmicas de direção.
A versão de acesso traz ainda duplo airbag frontal, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, sistema ISOFIX, alarme antifurto, conta com rodas de 17 polegadas com pneus 215/60 R17, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, lanternas traseiras em LED, entre outros itens.
Já a versão topo, TXS, agrega itens como: função cornering light nos faróis de neblina, airbags de cortina e laterais para motorista e passageiro, seis ajustes elétricos para o banco do motorista com regulagem também elétrica da lombar, sistema de áudio com seis auto-falantes (a versão T possui quatro), teto solar panorâmico com vidro fixo e cortina elétrica, rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus 225/55 R18, entre outros itens.
⇒ Caoa Chery Arrizo 5 2019: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
⇒ Caoa Chery Tiggo 7: preço, fotos, equipamentos e mais
⇒ Chery Tiggo 2 Look 1.5 Automático – Preço, Fotos e Especificações
O Caoa Chery Tiggo 5x traz única opção de transmissão, sendo ela automatizada DCT de dupla embreagem a seco de seis marchas. Sua motorização em ambas as versões é a mesma, 1.5 Turbo Flex.
O propulsor abastecido no etanol gera 150 cv a 5.500 rpm e na gasolina gera 147 cv a 5.500 rpm. O torque máximo é o mesmo com os dois combustíveis, são 21,4 kgfm disponíveis entre 1.750 e 4.000 rpm. Sua injeção é do tipo multiponto.
Em termos de dimensões, o modelo tem 4.338 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 2.630 mm de distância entre-eixos. Seu porta-malas possui capacidade de 340 litros ou de 1.100 litros quando se rebate o banco traseiro. O tanque de combustível possui 57 litros de capacidade.
*Todas as versões possuem apenas a isenção do IPI, por ser a única considerada pela legislação vigente para veículos com valor acima dos R$ 70.000, como é o caso.
Versão | Preço público | Preço PcD |
Caoa Chery Tiggo 5X T | R$ 86.990 | R$ 78.948,68 |
Caoa Chery Tiggo 5X TXS | R$ 98.990 | R$ 89.839,40 |
Km | Preços |
10 mil km ou 12 meses | R$ 396,97 |
20 mil km ou 24 meses | R$ 615,21 |
30 mil km ou 36 meses | R$ 752,12 |
40 mil km ou 48 meses | R$ 615,21 |
50 mil km ou 60 meses | R$ 396,97 |
60 mil km ou 72 meses | R$ 615,21 |
Motorização | 1.5 |
Combustível | Etanol/Gasolina |
Potência (cv) | 150/147 |
Torque (kgfm) | 21,4 |
Velocidade Máxima (km/h) | 180 |
Tempo 0-100 (s) | 11 |
Consumo cidade (km/l) | 6,7/8 |
Consumo estrada (km/l) | 9,8/11,7 |
Câmbio | Automatizado 6 marchas de dupla embreagem |
Tração | Dianteira |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | Independente McPherson |
Suspensão traseira | Independente, multibraço |