Item de auxílio à condução presente na minoria dos carros populares pode se tornar obrigatório para todo e qualquer veículo produzido no país. Estamos falando do sensor de ponto cego.
Para Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), esse recurso pode reduzir o número de acidentes de trânsito. Esse sensor permite a identificação do ponto cego ao redor do veículo. E visando isso, a Senadora apresentou projeto de lei (PL 673/2022) para incluir este equipamento como obrigatório.
O ponto cego dificulta que o motorista perceba se há outro veículo, motociclista ou pedestre nesse espaço. Isso pode causar acidentes graves, especialmente nas ultrapassagens, mudanças de faixa e conversões
Veja Também
⇒ Segurança veicular: o que é obrigatório de acordo com a legislação
⇒ Nova Lei de Trânsito – veja todas as alterações
Esse sensor permite a identificar veículos e/ou objetos nas laterais do veículo através de uma luz indicadora nos espelhos retrovisores, esse sensor cobre as áreas que escapam da visão dos motoristas.
Segundo a senadora, o equipamento não causará impactos significativos nos preços dos automóveis e irá reduzir o número de acidentes no trânsito.
[Fonte: Agência Senado]