Lançado no início de 2018, o Volkswagen Virtus representou um salto no que diz respeito ao conceito de sedan compacto premium, trazendo bastante tecnologia embarcada para o segmento, como altos índices de segurança e motorização com novidades nunca antes empregadas em modelos daquela fatia. Assim como o hatch Polo, do qual é derivado, adotou uma motorização 1.0 turbo de três cilindros com números de torque e potência maiores até mesmo que concorrentes de motores com litragem mais elevada.
Construído sob a plataforma modular MQB, tem proposta de ser um veículo familiar com atributos de segurança e tecnologia, contemplando avaliação de cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP, um dos poucos modelos do segmento a obter tal êxito. Outro diferencial é o amplo espaço interno, propiciado pelos 2,65 metros de entre-eixos, além de um porta-malas com boa capacidade: 521 litros.
Apesar disso, alguns proprietários pontuam queixas, como em todo carro, mas que são de pouca gravidade e se resume basicamente ao padrão de acabamento do sedan que é um tanto espartano, com algumas rebarbas e que ao longo do tempo apresenta ruídos em excesso no painel, principalmente. Outro relato é de ruídos vindos do porta-malas, bem como infiltrações no compartimento.
Veja Também
⇒ Seminovo até R$ 70 mil: Nissan Sentra SV 2.0 2019
⇒ Usado até R$ 70 mil: Dodge Journey R/T AWD 2015
⇒ Usado até R$ 70 mil: Golf Comfortline 1.4 TSI 2015
No tocante aos itens oferecidos de série, podemos destacar ar-condicionado digital, direção elétrica, trio elétrico, volante multifuncional com paddle shift em couro com regulagem de altura e profundidade, apoio de braço central com saídas de ar para os ocupantes traseiros, porta-luvas refrigerado, faróis de neblina com DRL em LED, grade cromada, rodas de liga-leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, porta-luvas refrigerado, central multimídia Composition Touch com tela touchscreen de 6,5 polegadas, airbags frontais e laterais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio do diferencial traseiro, entre outros itens. Opcionalmente agregava central multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas, rodas de 17 polegadas, bancos em couro, painel digital Active Info Display, sensor de estacionamento dianteiro, detector de fadiga, entre outros itens.
Quanto ao conjunto mecânico, o modelo vem equipado com o motor 200 TSI (1.0 TSI) turboflex de três cilindros e 12 válvulas. Ele entrega no etanol 128 cavalos a 5.500 rpm e 116 cavalos também a 5.500 rpm quando abastecido com gasolina. Já no torque, são 20,4 kgfm a apenas 2.000 rpm em ambos os combustíveis. O câmbio utilizado é automático sequencial de seis marchas denominado pela VW de Tiptronic.
No tocante aos preços, o Volkswagen Virtus Highine do ano de 2018 possui valor na Tabela Fipe de R$ 67.810 e segundo pesquisa no site WebMotors em outubro de 2020, o preço médio anunciado é de R$ 69.926. Vale citarmos que os preços podem variar de acordo com localidade, quilometragem, conservação e outras questões.
Galeria: VW Virtus Highline 200 TSI 2018
[Fotos: Divulgação VW]