No mercado brasileiro desde o ano de 1999, o sedan médio Nissan Sentra desembarcou por aqui apenas na quinta geração a nível mundial, sem muito alarde e representatividade num segmento dominado pelo Chevrolet Vectra, além dos também japoneses Honda Civic e Toyota Corolla que vinham gradativamente conquistando espaço no país.
Oito anos depois, em 2007, chegou a sexta geração mundial e segunda brasileira do modelo, aquela que ficou mais consagrada e que adotou a transmissão automática do tipo CVT que até os dias de hoje está compondo o powertrain do Sentra. Já em 2012 chegou a terceira geração nas terras tupiniquins, comercializada até os dias de hoje e que já tem data prevista para terminar: 2021, com o lançamento da nova geração.
Apesar da desvalorização elevada e revenda sem muita liquidez, o Nissan Sentra é sim uma boa opção de sedan médio, uma alternativa mais em conta no mercado de seminovos e usados se compararmos com a dupla japonesa que lidera o segmento, mais uma vez falando de Corolla e Civic. Falaremos hoje da versão intermediária SV do ano de 2019 que pode ser encontrada abaixo dos R$ 70.000, garantindo a isenção do IPVA em basicamente todos os estados por PcD (pessoas com deficiências).
⇒ Usado até R$ 70 mil: Dodge Journey R/T AWD 2015
⇒ Usado até R$ 70 mil: Golf Comfortline 1.4 TSI 2015
⇒ Usado até R$ 70 mil: Hyundai Veloster 1.6 Automático 2013
Quanto aos itens oferecidos de série, podemos destacar ar-condicionado digital de duas zonas, direção elétrica, trio elétrico, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, apoio de braço no console central, faróis de neblina, DRL e lanternas traseiras em LED, rodas de liga-leve de 17 polegadas, sensor crepuscular, chave presencial com partida por botão, bancos em couro, central multimídia Multi-App touchscreen de 6,2 polegadas com CD e DVD player, conexão à internet através de Wi-Fi, câmera de ré, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, airbag duplo frontal, entre outros itens.
Quanto ao conjunto mecânico, o modelo vem equipado com o motor 2.0 16V Flexstart aspirado. Ele entrega 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e 20 kgfm de torque a 4.800 tanto com etanol quanto com gasolina. O câmbio utilizado é o automático XTRONIC CVT com conversor de torque, mas que não simula marchas, permitindo relações infinitas.
No tocante aos preços, o Nissan Sentra 2.0 SV do ano de 2019 possui valor na Tabela Fipe de R$ 69.919 e segundo pesquisa no site WebMotors em outubro de 2020, o preço médio anunciado é de R$ 70.306. Vale citarmos que os preços podem variar de acordo com localidade, quilometragem, conservação e outras questões.
[Fotos: Divulgação Nissan]