Os motoristas dos 85 municípios do estado de São Paulo poderão renovar a carteira de motorista (habilitação) sem precisar ir ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
O serviço de renovação simplificada reaproveita a última coleta biométrica do cidadão (foto, assinatura e digitais) e emite automaticamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sem necessidade de ir ao Detran.
Para receber o documento em casa, o motorista precisa agendar os exames médico e psicotécnico no portal do Detran-SP (detran.sp.gov.br), ir à clínica e pagar a taxa de emissão e de envio pelos Correios. O valor total é de R$ 54,77.
Veja Também
⇒ Exame toxicológico: quem precisa fazer e como é feito
⇒ Veja como consultar multas e pontos na CNH pela internet
⇒ Quanto tempo ficam os pontos na CNH (carteira de habilitação)?
O serviço está disponível apenas para motoristas com CNH A (moto), B (automóvel) e A/B. “Antes, o motorista tinha de se deslocar três vezes até uma unidade do Detran de São Paulo para confirmar os dados e a biometria, retornar com o laudo médico e, por fim, retirar o documento. Agora isso acabou”, explica Jânio Loiola, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran.SP.
Caso o sistema identifique algum impedimento, o processo deverá ser efetuado presencialmente. Para realizar o serviço de forma online, basta acessar o site do DETRAN.
[Fonte: G1, Jornal do Carro].
Nos siga nas redes sociais
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD
⇒ Instagram – Mundo do Automóvel para PCD
⇒ Youtube – Mundo do Automóvel para PCD