Exame toxicológico: quem precisa fazer e como é feito

Para que o indivíduo possa realizar procedimento que envolvem o uso de porte físico e que colocam em risco não somente a sua vida, mas a de mais pessoas que também fazem parte do espaço de atividade, é preciso fazer a realização do exame toxicológico. Esse tipo de exame é solicitado em casos mais comuns para quem vai prestar concurso público, tirar Carteira de Habilitação Nacional e para contratação de profissionais em empresas de motoristas profissionais.

O exame toxicológico é, como qualquer outro tipo de exame, uma forma de saber se o corpo da pessoa está em dias e devidamente preparado para lidar com a situação que o cargo que ele irá preencher lhe exige, verificando a situação corporal pelos estudos químicos realizados.

Mas, você sabe o que é o exame toxicológico, para que ele serve e como ele é feito? Se não, está no post certo, pois hoje vamos te explicar de forma rápida, mas sucinta, como esse procedimento funciona e porque ele é aplicado. Vamos lá!

O que é o Exame Toxicológico

O exame toxicológico é um procedimento de exame que ocorre de forma indolor e procura medir, no indivíduo, a detecção no indivíduo do consumo de substâncias psicoativas, no caso drogas, usando como base uma larga janela de detecção para isso, sendo assim um tipo de exame de alta precisão, podendo detectar a presença do consumo de substâncias psicoativas em pessoas de 90 a 180 dias após o consumo, mediante a interação das drogas com o corpo.

Veja Também

Renovar habilitação (CNH): como funciona e quanto custa

Veja como consultar multas e pontos na CNH pela internet

Quanto tempo ficam os pontos na CNH (carteira de habilitação)?

Para que serve o Exame Toxicológico

O exame toxicológico serve para conferir a quantidade de toxinas presentes nas drogas que estão em atividade no corpo do indivíduo, de acordo com a observação feita pelo exame. A finalidade desse procedimento é verificar se a pessoa está em condições devidamente adequadas para a realização de atividades normais ao cargo que pretende preencher em alguma empresa ou órgão, ou ainda para receber a licença de conduzir veículos.

Como é feito o Exame Toxicológico

O exame toxicológico, como já dito anteriormente, é um procedimento feito totalmente de forma indolor e sem demoras longas, tirando do indivíduo apenas pequenas quantidades de cabelo que será usadas para fazer a análise em laboratório da quantidade de substâncias psicoativas que estão presentes no corpo do indivíduo e ainda saber quais são essas drogas.

Para quem faz o procedimento na procura de “rastros” de consumo em até 90 dias é preciso apenas retirar pelos com no mínimo 2 cm e cabelos com no mínimo 3 cm, já para quem faz o exame à procura de detalhamentos em até 180 dias é preciso pelos com 3 cm de comprimento e cabelos com no mínimo 6 cm.

Com o exame toxicológico é possível verificar a presença de drogas, como:

  • Maconha e seus derivados
  • Cocaína e seus derivados
  • Anfetaminas
  • Manfetaminas
  • Ecstasy

Nos siga nas redes sociais

 Facebook- Mundo do Automóvel para PCD

 Instagram – Mundo do Automóvel para PCD

 Youtube – Mundo do Automóvel para PCD