Os modelos Renault Sandero, Logan e Stepway receberam zero estrelas nos novos testes de segurança realizados pelo Latin NCAP em 2024. Produzidos no Brasil, Argentina e Colômbia, os veículos foram avaliados sob critérios rigorosos que incluem impacto frontal, lateral e lateral de poste, além de proteção de pedestres e assistência à segurança. O resultado destacou fragilidades importantes na estrutura e nos sistemas de segurança desses modelos, gerando preocupação para consumidores.
No impacto frontal, a estrutura foi considerada instável, com uma área estável para os pés. Apesar disso, a proteção para o peito do motorista e passageiro foi marginal. Crianças instaladas em cadeirinhas voltadas para a frente sofreram alta tensão no pescoço, evidenciando riscos elevados em colisões. O impacto lateral apresentou proteção fraca para o peito, enquanto o impacto lateral de poste mostrou proteção pobre para a cabeça e fraca para o peito.
Veja Também
⇒ Latin NCAP: Novo Citroën C3 Aircross decepciona em testes de segurança com zero estrela
⇒ Renault Kardian conquista quatro estrelas no Latin NCAP
Os testes também revelaram intrusões significativas no compartimento dos passageiros em impactos laterais, aumentando o risco de lesões graves. Nos testes de chicotada cervical, a proteção foi considerada marginal. Além disso, alguns Sistemas de Retenção Infantil (SRI) falharam nos testes de instalação, e não foi possível desconectar o airbag do passageiro para cadeirinhas voltadas para trás.
Na proteção de pedestres, os resultados mostraram áreas com proteção adequada, mas problemas sérios nas bordas do para-brisa e próximo ao pilar A. A proteção das pernas foi ruim na parte dianteira do veículo, ressaltando a necessidade de melhorias nesse aspecto. Sistemas avançados de assistência, como AEB e detecção de ponto cego, não estão disponíveis, nem mesmo como opcionais.
O Latin NCAP destacou que o Sandero, Logan e Stepway de 2024 não possuem controle eletrônico de estabilidade (ESC) como padrão, o que prejudicou a pontuação final. Mesmo que o ESC fosse incluído, a avaliação geral continuaria com zero estrela devido à fraca proteção para adultos. O teste considerou a versão básica de equipamento, e o Latin NCAP recomenda que os consumidores optem por modelos com tecnologias avançadas de segurança.
Em auditoria realizada no Sandero/Logan/Stepway 2019, a proteção no impacto lateral de poste foi pior em comparação aos testes anteriores. Apesar disso, a classificação por estrelas de 2019 foi mantida, com três estrelas para adultos e quatro para crianças. As diferenças nos resultados reforçam a necessidade de investimentos na robustez dos sistemas de segurança.