A Renault do Brasil está comemorando a marca de cinco (5) milhões de motores fabricados no Complexo Ayrton Senna, no Paraná. Do total, 64% equiparam veículos comercializados no país, enquanto 36% atenderam ao mercado externo, sendo exportados para países da Europa e América Latina.
Segundo a Renault, a fábrica tem capacidade de produzir cerca de 600 mil unidades ao ano e hoje fabrica os motores 1.0 e 1.6 da família SCe, presentes em toda a gama de veículos de passeio da marca no país.
Veja Também
⇒ Renault Duster: preço, fotos, equipamentos e mais
⇒ Novo Renault Captur: preços, equipamentos e mais
O motor 1.6 aspirado por exemplo, produz 120 cavalos no etanol e 118 na gasolina. Seu torque máximo é de 16,2 kgfm em ambos os combustíveis. O consumo deste motor em circuito urbano, segundo o Inmetro, é de 7,2 km/l com etanol e 10,5 km/l com gasolina. Em perímetro rodoviário, os números aumentam para 10,5 e 11,5 km/l, respectivamente com etanol e gasolina.
Por fim, a variante 1.0 da família SCe, desenvolve até 71cv de potência e tem até 10 kgfm de torque. Na cidade, este motor faz 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol. Na estrada, 15,7 km/l com gasolina e 11 km/l com etanol, segundo dados do Inmetro.
Renault alcança a marca 5 milhões de motores produzidos no Brasil
“Chegar a cinco (5) milhões de motores produzidos é um momento de orgulho para todo o nosso time, sobretudo acompanhando a grande evolução tecnológica que a Renault realizou em seus motores ao longo do tempo”, afirma Wesley Palma, diretor de Fabricação Mecânica da Renault.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil há 25 anos, a Renault do Brasil conta com 6 mil colaboradores e quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Ou seja, a de veículos de passeio, a de comerciais leves, a de motores, além da fábrica de injeção de alumínio.
A gama de veículos da marca é composta pelos modelos Kwid, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch e Master. Além disso, possui também o Kwid E-Tech e Zoe E-Tech, gama de veículos 100% elétricos.