Ao adquirir um veículo zero quilômetro, surge varias dúvidas sobre quanto tempo é possível rodar sem a placa e se isso é ou não permitido. O tempo de espera para emplacar o veículo próprio deixa muita gente ansiosa. Para isso, preparamos um texto para lhe ajudar, confira.
Sendo breve e direto, ao adquirir um veículo zero km, nacional ou importado, o prazo para rodar sem placa é de apenas 15 dias, mas fique atento, pois este prazo começa a contar a partir da data do carimbo de saída na nota fiscal do veículo.
Fique atento, pois há limitações, como prevê a resolução 269 do Contran, só é permitido que circule com o veículo “do pátio da fábrica, da indústria encarroçadora ou concessionária e do Posto Alfandegário, ao órgão de trânsito do município de destino”. Portanto, não é possível circular à noite ou nos fins de semana, períodos nos quais os órgãos de trânsito não funcionam.
Veja Também
⇒ Emplacamento de veículo zero ou usado, entenda como funciona e quanto custa
⇒ Perdi uma das placas do carro, o que fazer?
⇒ Placas de trânsito: veja os principais significados
Há casos excepcionais, quando o cliente final compra seu veículo zero km em outro município, neste caso, é necessário uma autorização especial. Esta autorização permite que condutor se desloque para seu município de destino.
Portanto, se não estiver portanto esta autorização e for parado numa rodovia por um policial, você pode até argumentar que o carro foi comprado em uma cidade e você mora em outra, mas a chance de aborrecimento é grande. (Infração – grave; Penalidade – multa; Medida administrativa – retenção do veículo para regularização).