Em todos os locais de vias públicas que você transite é comum ver bem distribuías e em ordem de coloração específica ou ainda temáticas as placas de trânsito, estando lá em sua maioria em forma de símbolos que devem ser interpretados por quem passa por elas rapidamente ou ainda palavras simples que indicam lugares em proximidade ou outras informações que precisam estar em destaque.
Em geral, não importando qual seja a informação que as placas de trânsito trazem consigo, elas sempre serão essenciais e precisam estar devidamente organizadas nas vias públicas, facilitando a locomoção de quem passa por ali, o acesso a informação e ainda prevenção de acidentes.
Mas, infelizmente nem todas as pessoas que usam o espaço conhecem sobre as placas de trânsito, muitas vezes por que acham não necessitar desse tipo de conhecimento devido não conduzirem veículos. No entanto, vale lembrar que todas as placas ali dispostas não são somente para os condutores, muitas das vezes são para os pedestres e demais usuários das vias, precisando sim ser compreendidas por eles.
Pensando nisso, hoje trouxemos um material completo cheio de informações sobre as placas de trânsito e seus principais significados dentro da via onde se encontram de forma bem rápida. Vamos lá conhecer!
⇒ Motoristas com CNH Especial podem ser multados?
⇒ Infrações de trânsito que fazem você perder a CNH
⇒ Quanto tempo ficam os pontos na CNH (carteira de habilitação)?
Primeiro, foquemos na importância de se saber a identificação trazida pelas placas de trânsito, uma vez que elas são essenciais para a locomoção nas vias onde se encontram. Ao saber o significado de alguma placa de trânsito você tem a chance de saber onde determinado carro irá entrar, qual a circulação correta dentro daquela via, onde se localiza a faixa de pedestre, se é permitido circular de bicicleta em determinado espaço, onde se localiza um local específico, entre outros.
As placas de trânsito mais comuns são as de regulamentação, destinadas para o conhecimento dos condutores de veículos sobre as principais obrigações, proibições e restrições dentro da via onde se encontram. As placas de regulamentação trazem a coloração vermelha ao fundo.
Todo o conteúdo disposto nas placas de regulamentação é de caráter imperativo e toda e qualquer forma de desrespeito às informações contidas nelas é infração. Dentre as placas de regulamentação podemos contar com Pare, Ordem de preferência, sentidos proibidos, ultrapassagem, estacionamento, entre outros.
As demais placas de trânsito são a de advertência, sendo usadas para indicar perigo, servindo apenas como recomendação para os condutores de como lidar com a circulação nas vias onde se encontram. As placas de advertência trazem a coloração amarela ao fundo. Dentre elas podemos citar as que indicam as curvas na pista, cruzamentos, vias laterais, junções, interseção, confluência, presença de semáforos, estreitamente de curvas, obras, sentidos, entre outros.
Por fim, temos as placas de trânsito de indicação que são usadas para indicar vias, destinos e ainda fornecer informações necessárias quanto à distância e serviços auxiliares que podem estar mais próximos. Essas placas são comumente da coloração verde ou azul ao fundo, e ainda branca. Podemos citar como placas de indicação as de Estados, cidades, zonas rurais, distâncias e ainda locais de atendimento emergencial.
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD