A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou recentemente o projeto de lei PL 3214/2023. Esse projeto sugere uma alteração significativa nas placas de veículos do Mercosul. Pretende-se incluir o nome da cidade e do estado de origem do veículo.
O autor da proposta, o senador Esperidião Amin (PP), argumenta que isso facilitará a identificação de infrações e ajudará a reconhecer motoristas que não são locais, que podem enfrentar mais dificuldades no trânsito.
Veja Também
⇒ DPVAT: volta do seguro obrigatório é aprovado na Câmara dos Deputados
⇒ Isenção de IPVA em carros com mais de 20 anos é aprovada no Senado
“Quando vejo um carro com placa do Mercosul, como não sei de onde ele é, eu reduzo a velocidade porque sei que ele vai ficar em dúvida, ele vai hesitar. Ou seja, ao verificar o carro de fora que está à sua frente, isso já pode se transformar em uma advertência em face de um visitante que não conhece o trânsito da cidade“, diz o Senador.
Além disso, se a medida for aprovada, ela entrará em vigor um ano após sua publicação oficial. A alteração se aplicará apenas a novos emplacamentos. O projeto agora segue para análise mais detalhada pela Comissão de Constituição e Justiça.
Fonte: Senado