Lançado em 2010 no Brasil, o sedan médio Peugeot 408 surgiu em “substituição” ao modelo 307 Sedan, entre aspas por conta de a substituição completa ter ocorrido apenas dois anos depois, em 2012. Construído sob a plataforma PF1 do Grupo PSA, era dono de dimensões generosas e de conforto sob medida para a sua proposta, inclusive oferecendo ampla capacidade de porta-malas.
Veio inicialmente apenas com a motorização 2.0 aspirada que já era tradicional na marca, mas em 2012 chegou o motor 1.6 THP com 165 cavalos de potência movido apenas a gasolina (passou a ser flexível posteriormente) para complementar a gama do sedan francês. Já em 2016, ao lançar a linha 2017, foi decretado o fim da opção 2.0 do modelo e o motor turbo que era restrito apenas a versão topo de linha Griffe passou a ser disponível na gama inteira.
Na mesma ocasião passou a ser oferecida a versão Business do sedan, destinada para aquisição exclusiva na modalidade de vendas diretas com isenção de IPI e ICMS, inclusive o público PcD. Foi uma versão que teve relativa busca em sua época e também razoavelmente adquirida, apesar do modelo nunca ter sido sucesso de vendas.
O Peugeot 408 saiu de linha no início de 2019 sem deixar sucessor. Confira agora todos os detalhes da versão Business do modelo.
Essa versão começou a ser comercializada no ano de 2016 como parte do lançamento da linha 2017, além de promover a expansão do motor THP por todas as opções do modelo, como dito anteriormente. Teve o fim oficialmente decretado pela marca em fevereiro de 2019, apesar de que ao longo de 2018 o modelo já vinha apresentando certo desagrado de alguns e amargando más posições de venda.
Não teve mudanças significativas durante o seu período de vendas, se mantendo inalterado do início ao fim.
O sedan médio Peugeot 408 contava com o motor 1.6 THP Flex de quatro cilindros com turbocompressor e injeção direta de combustível. Quanto a potência, ele entrega no etanol 173 cavalos e na gasolina 166 cavalos, ambos a 6.000 rpm. Já no torque, são 24,5 kgfm a apenas 1.400 rpm tanto no etanol quanto na gasolina, com 16 kgfm disponíveis já a 1.000 rpm. Seu 0 a 100 km/h era de 8,1 segundos.
O câmbio é o Aisin EAT6, automático sequencial de seis marchas que substituiu o polêmico AL4 que equipava quando possuía motorização 2.0. Tem função “Eco” que como o próprio nome sugere é ideal para uma condução que privilegia a economia de combustível.
São 4.681 mm de comprimento total, 1.815 mm de largura, 1.514 mm de altura e 2.710 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 526 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 60 litros.
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A versão vinha equipada com ar-condicionado analógico, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos e travas elétricas nas quatro portas, retrovisores externos com regulagem elétrica, volante com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, porta-luvas refrigerado e iluminado, rodas de liga-leve de 16 polegadas, lanternas e luz diurna em LED, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, bancos em tecido, sistema de áudio com conexão USB/Bluetooth/AUX/MP3 e Voice Control, sensor de estacionamento traseiro, airbags frontais, freios ABS com auxílio de frenagem de emergência, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas, sistema ISOFIX, entre outros itens.
O modelo sempre foi referência na parte de itens de série, sendo uma das opções mais recheadas para o público PcD, até por ter como base a versão Allure – a mais em conta para o público geral e que no fim da vida do modelo acabou sendo substituída pela Business.
*preços de revenda são referenciados do site WebMotors e não significam que o veículo valerá o correspondente ao parâmetro. Localidade, conservação e quilometragem são alguns dos fatores que são determinantes para o valor da revenda. Pesquisas realizadas em Abril/2020.
Desde o início ao fim da sua comercialização no Brasil, o preço público do Peugeot 408 Business THP era de R$ 69.990. Aplicadas as isenções de IPI e ICMS, além de bônus da fabricante, o valor de compra do sedan era de R$ 47.990. Valor que batia de frente com versões topo de sedans compactos que estavam no teto e tornava dele o sedan médio mais barato para PcD.
Os preços de tabela Fipe e média de mercado são os seguintes:
Motor: 1.6 16V THP
Cilindrada: 1598 cm³
Potências Max.: 173 cavalos/166 cavalos @ 6.000 rpm (E/G)
Torque Max.: 24,5 kgfm @ 1.400 rpm (E/G)
Transmissão: automática sequencial de seis marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: McPherson na dianteira com barra estabilizadora e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 205/55 R16
Dimensões: Comprimento 4.681 mm; Largura 1.815 mm; Altura 1.514 mm; Entre-eixos 2.710 mm
Capacidade do tanque: 60 L.
Porta-malas:526 L.
Peso ordem de marcha: 1415 kg.
[Fotos: Michael W.]