Lançado no Brasil há pouco mais de dois meses, o Volkswagen Nivus Comfortline veio para ser o SUV de entrada da marca por aqui, mas que em breve o produto tomará novos rumos também. Como planejado pela marca, o Nivus será em breve levado para demais países do nosso continente, além desse projeto genuinamente brasileiro ser também produzido no continente europeu para fazer parte do portfólio da marca por lá.
Posicionado abaixo do T-Cross, possui algumas coisas em comum com o irmão, mas se diferem em alguns pontos interessantes, como espaço interno, porta-malas, alguns itens e, sobretudo, o design. Enquanto o Nivus tem proposta mais “jovem e descolada”, com uma traseira de caimento cupê, o T-Cross visa um público familiar e mais conservador.
Partindo dessa proposta da própria fabricante, fica fácil traçar os públicos-alvo e propostas, apesar de muitas semelhanças e alguns preços bem próximos. Hoje falaremos da versão de entrada do lançamento Nivus, a Comfortline 200 TSI, que atualmente é a única disponível para vendas corporativas.
O SUV compacto dispõe do motor 200 TSI (1.0 TSI) de três cilindros e 12 válvulas, com destaque para o fato de ser turboalimentado com injeção direta de combustível. São 128 cavalos de potência no etanol e 116 cavalos na gasolina a 5.500 rpm com torque de 20,4 kgfm em ambos os combustíveis a 2.000 rpm. O câmbio é automático com conversor de torque de seis marchas.
São 4.266mm de comprimento total, 1.757 mm de largura, 1.525 mm de altura e 2.566 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 415 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 52 litros.
No etanol as médias conforme medição do INMETRO são 7,7 e 9,4 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina consome 10,7 e 13,2 km/l em cidade e estrada, respectivamente.
⇒ Volkswagen T-Cross Sense retorna ao mercado, agora na linha 2021
⇒ Volkswagen T-Cross continua com bônus de fábrica para PcD na linha 2021
⇒ Espaço PJ: VW Nivus e T-Cross têm descontos de até 16%
A versão dispõe de ar-condicionado analógico, direção elétrica, vidros elétricos em todas as portas, travas elétricas, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta, faróis em LED com função “Coming & Leaving home“, DRL em LED, grade dianteira com detalhes cromados, lanternas traseiras em LED, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, piloto automático, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, central multimídia com tela touchscreen “Composition Touch” de 6,5 polegadas e Android Auto/Apple CarPlay/APP-Connect, suporte no painel para smartphone com entrada USB para carga, airbags frontais/laterais/de cortina, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio de diferencial, entre outros itens.
Opcionalmente pode contar com o pacote VW Play & Tech que adiciona: central multimídia VW Play, piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência, sistema de monitoramento frontal e volante em couro com paddle-shifts.
Para o público geral o preço de aquisição do modelo parte de R$ 85.890 na cor Preto Ninja sem opcional, mas para o público PcD o preço com isenção de IPI + 10% de bônus fica em R$ 72.328,80.
*cidade referência: São Paulo-SP
KM/tempo | Valor |
10 Mil ou 12 meses | Gratuita |
20 Mil ou 24 meses | Gratuita |
30 Mil ou 36 meses | Gratuita |
40 Mil ou 48 meses | R$ 1.020,90 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 508,80 |
60 Mil ou 72 meses | R$ 582,90 |
Motor: 1.0
Cilindrada: 999 cm³
Potências Max.: 128cv/116 cv @ 5.500 rpm (E/G)
Torque Max.: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm (E/G)
Transmissão: Automática com conversor de torque de seis marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente com barra estabilizadora McPherson na dianteira e eixoe torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 205/60 R16
Dimensões: Comprimento 4.266 mm; Largura 1.757 mm; Altura 1.493 mm; Entre-eixos 2.566 mm
Capacidade do tanque: 52 L.
Porta-malas: 415 L.
Peso ordem de marcha: 1199 kg
Fotos: Divulgação