Levar o Nissan Kicks na versão Active ou partir para a Sense?

Com isenções, R$ 7.600 separam as versões do SUV compacto da marca japonesa, veja as diferenças entre elas.

Kicks Active ou Kicks Sense

O aumento de teto para a isenção proporcional de ICMS serviu de alento para muitas pessoas com deficiência (PcD) nesse ano de 2024, podendo ser vistas desde o fim do ano passado uma série de novos modelos com esse benefício, incluindo as versões Active e/ou Sense do Nissan Kicks. E, o segmento mais beneficiado é o de SUVs, sendo que a Nissan oferta duas versões do Kicks.

São as versões Active com central multimídia e Sense, que compõem o portfólio de acesso da gama do modelo da marca japonesa, ambas com preços públicos gerais dentro do teto de R$ 120 mil, logicamente. Custam R$ 114.990 e R$ 118.290, respectivamente, diferença de R$ 3.300.

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Contudo, para PcD, essa diferença entre elas se acentua e vai a R$ 7.600, pois o Kicks Active custa R$ 86.990 na modalidade, enquanto o Sense custa R$ 94.590, já que há diferença de bônus entre as versões – 11,5% na primeira e 6,5% na segunda.

Já no conteúdo, a versão Active já traz ar-condicionado manual, direção elétrica, trio elétrico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, seis airbags, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, maçanetas externas na cor preta, sensor de pressão dos pneus, piloto automático, entre outros itens.

A Sense agrega rodas de liga-leve de 16 polegadas, câmera de ré, maçanetas externas na cor do carro, antena estilo barbatana de tubarão e acabamento cromado na grade. Ou seja, mudanças meramente estéticas, mas que dependendo do consumidor podem ser cruciais para a decisão pela versão Sense.

Outro fator é a revenda, pois, embora a versão Active não seja exclusiva para vendas diretas, o maior público dela é justamente esse, sendo então a versão Sense com maior potencial de ser achada no mercado e de facilidade comercial. Porém, aqui é um fator um pouco mais relativo.

Logo, se o cliente não fizer questão de rodas de liga-leve e dos demais detalhes estéticos, já estará bem servido com a versão Active. Mas vale ressaltar que tanto a roda quanto a câmera de ré, item da versão Sense, podem também ser colocados como acessórios.

Ambos trazem o mesmo motor 1.6 16V aspirado com 113 cavalos e torque de 15,3 kgfm com etanol, enquanto com gasolina são 110 cavalos e 15,2 kgfm. O câmbio é o X-TRONIC CVT que simula seis marchas.