O sedan compacto Virtus foi avaliado novamente pelo Latin NCAP, organização não-governamental responsável por aferir a segurança dos modelos vendidos na América Latina. O resultado é bastante animador, pois o modelo da marca alemã gabaritou novamente os testes, obtendo as cinco estrelas máximas.
Segundo análise do órgão, o Volkswagen Virtus que foi recentemente renovado em nosso país, por apresentar o sistema ADAS conseguiu uma pontuação superior, lembrando que ele conta com ACC (piloto automático adaptativo) e AEB (frenagem automática de emergência) desde a versão 170 TSI com câmbio automático. Lembrando que além dos freios ABS, ele vem com seis airbags e controle de estabilidade em todas as versões.
⇒ Latin NCAP: VW Polo tem nota reduzida de cinco para três estrelas
⇒ Latin NCAP: Citroën C3 zera em teste de colisão, veja
Ele obteve 92% em Proteção de Ocupantes Adultos, 92% em Proteção de Ocupantes Crianças, 53% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85% em Assistência à Segurança. Vale ressaltar ainda que o Virtus indiano já havia passado pelo teste e também obtido êxito, mas na ocasião ele ainda não era comercializado no mercado brasileiro.
Ponderações sobre os testes: no impacto lateral de poste, o tórax ganha proteção marginal, além do AEB não possuir a função para usuários vulneráveis de estrada, não sendo isso então testado. No mais, o veículo apresentou proteções adequadas, boas e ótimas.