Os modelos novos de veículos são submetidos a diversos testes de segurança, entre eles batidas frontais e laterais. Além destes mencionados, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) passará a incluir também o teste do alce por padrão para todos os modelos avaliados a partir de dezembro.
O teste do alce consiste em conduzir o veículo em alta velocidade numa estrada, subitamente desviar para uma lado e pouco depois retornar para o trajeto. Desta forma pode-se avaliar a estabilidade numa situação de emergência, em que for necessário desviar de algum obstáculo inesperado.
⇒ Falta de Recall agora aparece no documento do veículo
⇒ Fernando Calmon | Segurança essencial no trânsito
Outra alteração anunciada diz respeito à forma como os resultados são apresentados, que passarão a adotar o mesmo formato do Euro NCap: haverá somente uma classificação, de 0 a 5 estrelas, ao contrário do modelo atual que classifica as estrelas para adultos e crianças separadamente. Uma porcentagem indicará os resultados nas categorias adulto, crianças, proteção para pedestres e assistentes de condução.
Vale lembrar que os protocolos são válidos por quatro anos, portanto, a próxima mudança acontecerá em 2023. Sendo assim, as fabricantes só poderão utilizar os resultados em publicidade nos quatro anos após a avaliação, sendo vedada a utilização após esse prazo.