in

Latin NCAP passará a incluir o teste do alce

Os modelos novos de veículos são submetidos a diversos testes de segurança, entre eles batidas frontais e laterais. Além destes mencionados, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) passará a incluir também o teste do alce por padrão para todos os modelos avaliados a partir de dezembro.

O teste do alce consiste em conduzir o veículo em alta velocidade numa estrada, subitamente desviar para uma lado e pouco depois retornar para o trajeto. Desta forma pode-se avaliar a estabilidade numa situação de emergência, em que for necessário desviar de algum obstáculo inesperado.

Veja Também

⇒ Falta de Recall agora aparece no documento do veículo

⇒ Fernando Calmon | Segurança essencial no trânsito

Outra alteração anunciada diz respeito à forma como os resultados são apresentados, que passarão a adotar o mesmo formato do Euro NCap: haverá somente uma classificação, de 0 a 5 estrelas, ao contrário do modelo atual que classifica as estrelas para adultos e crianças separadamente. Uma porcentagem indicará os resultados nas categorias adulto, crianças, proteção para pedestres e assistentes de condução.

Vale lembrar que os protocolos são válidos por quatro anos, portanto, a próxima mudança acontecerá em 2023. Sendo assim, as fabricantes só poderão utilizar os resultados em publicidade nos quatro anos após a avaliação, sendo vedada a utilização após esse prazo.

Siga o MDA nas redes sociais:

Written by Michael W.

Apaixonado por carros desde criança, hoje compartilho com todos o conhecimento que tive ao longo da vida.

Siga o MDA nas redes sociais
Facebook -- Instagram -- Youtube -- Twitter

Deixe uma resposta

Loading…

Volkswagen T-Cross terá versão Sense (PCD), segundo concessionárias

GM inaugura nova linha de motores em Joinville (SC)