Latin NCAP: Jeep Renegade, que recebeu 1 estrela em crash test, não é mais vendido

Jeep esclarece que a versão do Jeep Renegade testada não corresponde aos modelos atualmente comercializados.

Jeep Renegade - Latin NCAP 2023
Jeep Renegade - Latin NCAP 2023

O programa de avaliação de veículos novos para a América Latina e o Caribe, conhecido como Latin NCAP, divulgou recentemente os resultados de dois testes de colisão: o Volkswagen Taigun, versão indiana do T-Cross, e o Jeep Renegade.

Volkswagen Taigun, fabricado na Índia, recebeu a pontuação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão. Equipado com seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como padrão, obteve excelentes resultados em todas as categorias de segurança, incluindo Proteção do Ocupante Adulto, Proteção do Ocupante Infantil, Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas, além dos Sistemas de Assistência à Segurança. Foi submetido a uma ampla gama de testes, como impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral em poste, chicoteamento cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) em velocidades baixas e altas, assistência de velocidade e ESC.

Veja Também

⇒ Latin NCAP: VW Polo tem nota reduzida de cinco para três estrelas

⇒ Kia Sportage é avaliado pelo Latin NCAP, veja desempenho

Jeep Renegade - Latin NCAP 2023
Jeep Renegade – Latin NCAP 2023

Por outro lado, o Jeep Renegade, produzido no Brasil, recebeu uma classificação de uma estrela no teste do Latin NCAP. No entanto, é importante ressaltar que a versão avaliada pelo Latin NCAP já não está mais sendo comercializada.

Atualmente, as versões disponíveis do Jeep Renegade no mercado brasileiro oferecem uma série de recursos de segurança de série, incluindo 6 airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, entre outros.

Em comunicado, a Jeep se pronunciou sobre o teste, afirmando:

“O Jeep Renegade produzido no Brasil possui de série, mesmo nas versões mais básicas, seis airbags, alerta de manutenção de faixa, detector de fadiga e frenagem autônoma de emergência, o que o torna um dos veículos mais completos em termos de equipamentos de segurança em seu segmento. Esses recursos já diferenciam significativamente o Renegade vendido no Brasil da unidade testada, que sequer é mais produzida. A Stellantis reafirma o compromisso contínuo com a evolução da segurança em seus produtos, comercializando modelos que atendem às mais rigorosas exigências de engenharia, qualidade e homologação.”

É importante ressaltar que, embora a versão do Jeep Renegade avaliada pelo Latin NCAP não corresponda aos modelos atualmente disponíveis no mercado, os resultados dos testes de segurança são fundamentais para destacar a importância da melhoria contínua nos recursos de segurança veicular e estimular a indústria automotiva a desenvolver veículos mais seguros para os consumidores.

Confira o teste na íntegra: