A tecnologia finalmente chegou, desde o final de março, os motoristas já podem solicitar a CNH Digital. A nova carteira de motorista é completamente digital, ou seja, não há mais a necessidade da versão impressa.
Para provar que é habilitado, o motorista deve, sempre que abordado por um policial ou durante uma blitz, mostrar o novo documento, que ficar armazenado em seu smartphone.
Ficou curioso para saber como conseguir esse novo documento? Tem dúvidas se você pode mesmo pedir a CNH Digital? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.
⇒ Dicas: Seguro de carros para PcD adquiridos com isenção de impostos (IPI e ICMS)
⇒ Resolução que exigia curso e prova para renovar CNH é revogada
⇒ Projeto quer aumentar tempo de prova para obtenção da CNH para PCD
O motorista que deseja ter acesso à CNH Digital precisa, antes de tudo, ficar atento à data de expedição de sua carteira de habilitação tradicional. O modelo digital não está disponível para todos, aparecendo apenas nas carteiras expedidas a partir de maio de 2017.
QR Code
Nos modelos impressos e expedidos a partir desta data, o motorista encontra o QR Code, um código de barras quadrado impresso no documento. Caso o documento esteja vencido, o motorista precisa regularizá-lo para, assim, ter acesso ao novo documento impresso.
Certificado digital
O motorista que já estiver de posse do novo modelo de carteira de habilitação, com QR Code, precisará ainda de um certificado digital para acessar a CNH Digital. O certificado digital é uma espécie de documento virtual, totalmente seguro, e que garante a órgãos como o Detran, que o motorista que está solicitando a CNH Digital é realmente aquela pessoa.
O certificado digital utiliza de criptografia para proteger a informação, e somente as duas pessoas que possuem as chaves corretas podem decodificar a mensagem. Sem uma das chaves, mesmo que o certificado digital se perca, as informações contidas ali não servem para nada, pois não podem ser desembaralhadas e traduzidas para uma linguagem que possamos compreender.
Para adquirir o certificado digital, o motorista deve acessar o site de uma autoridade de registro de sua preferência e fazer a compra da tecnologia. Em seguida, é preciso comparecer a um posto físico para a comprovação de documentos e de identidade para, enfim, utilizar o certificado para liberar a CNH Digital.
Cadastro no Denatran
De posse do e-CPF, o certificado digital que permite ao contribuinte acessar seu CPF virtualmente, é preciso ainda realizar um cadastro no site no Denatran e, então, baixar o aplicativo, nas lojas virtuais dos sistemas Android, do Google, ou AppleStore, da Apple.
Documento impresso
Agora, se além da CNH Digital, você decidir receber em sua casa a carteira de habilitação impressa, é preciso apenas solicitá-la. O Detran de São Paulo entregará o documento sem qualquer custo, na residência indicada pelo motorista. Não há mais a cobrança de taxa.
Embora seja um processo um pouco demorado e possa até soar um tanto burocrático, a CNH Digital é uma inovação que vai não só ajudar a diminuir o uso de papel como também facilitar e agilizar a emissão das habilitações, além de tornar o documento mais seguro e reduzir o número de fraudes.
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD