O governo estuda limitar a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na concessão de veículos zero km para pessoas com deficiência (PcD).
Em entrevista concedida ao Estadão, o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, diz: “Conversamos com a equipe de uma montadora. Eles nos avisaram sobre a aquisição de veículo com isenção de IPI. A gente já tinha uma noção pelo tamanho da renúncia tributária, mas está fora do normal”.
⇒ Concessão do ICMS para PCD passa de 2 para 4 anos
⇒ Quem tem direito à isenção do IPVA
⇒ Isenção para PcD: Quem tem direito e como obter
O questionamento do governo é que não existe limite máximo para a concessão do benefício (IPI). Para isso, o governo estuda limitar em um valor máximo de R$ 70 mil para a aquisição de veículos para pessoas com deficiência (PcD). Hoje é possível adquirir carros de luxo com isenção do IPI.
Esse limite já existe nos Estados, que zeram o ICMS sobre os automóveis cujo valor não ultrapassa R$ 70 mil. Importante salientar que: meados de 2018, o CONFAZ dobrou o prazo de concessão do ICMS de 2 para 4 anos, nas Saídas de Veículos Destinados a Pessoas Portadora de Deficiência Física, Visual, Mental ou Autista.
[Fonte: Estadão]
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD