Na última quinta-feira (7), venceu os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O governo possibilita que os contribuintes paguem o tributo em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelamento em três vezes, de acordo com o final da placa do veículo (iniciando o primeiro pagamento em janeiro e as outras duas parcelas nos meses de fevereiro e março).
Com os gastos no início do ano, muitas pessoas podem optar por não pagar o imposto, o que acarreta alguns problemas a longo prazo. O não pagamento do IPVA impede o licenciamento do veículo e emissão do CRLV do ano corrente, o que é uma infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R﹩ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Há, ainda, o risco de apreensão do automóvel.
Veja Também
⇒ Portaria CAT que regulamenta isenção de IPVA em SP é divulgada
⇒ IPVA e licenciamento 2021 podem ser consultados via APP do Poupatempo
⇒ Carteira Digital de Trânsito terá função de transferir veículos em 2021
Para aqueles que precisarem de fôlego extra nas finanças, a Takí Pay, fintech credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e pelo Banco Central do Brasil, é uma das quatro empresas que permite, por meio de sua plataforma online, dividir o valor do tributo em até 12x no cartão de crédito, de forma prática, rápida e sem sair de casa, bastando acessar alguns dos sites disponibilizado no link acima.