Em resposta à continuidade da quarentena no estado de São Paulo e ao impacto da pandemia da Covid-19 na economia nacional, a Hyundai Motor Brasil, em comum acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba (STMP), adotará a suspensão de contrato de trabalho (lay-off), sem redução de salários, para os funcionários da fábrica em Piracicaba (SP) e dos escritórios em São Paulo (SP), no período de 27 de abril a 26 de maio, com retorno previsto para 27 de maio.
Segundo a marca, essa ação está em conformidade com as medidas de proteção de emprego aprovadas pelo governo federal e terá duração de 30 dias inicialmente, podendo ser prorrogada por mais 30 dias. Nesse período, apenas atividades essenciais serão mantidas na fábrica e nos escritórios.
⇒ Renault estende parada das fábricas até maio
⇒ Toyota prorroga retorno de suas atividades fabris
⇒ PL visa garantir renda para motorista de APP durante pandemia
Durante a suspensão de contrato, a Hyundai vai complementar o “benefício emergencial” do governo federal (70% do seguro desemprego) com o valor restante (30% do salário nominal) determinado pela legislação, acrescido de uma “ajuda compensatória”, para que cada funcionário siga recebendo o mesmo salário líquido, sem redução, o que corresponde ao salário nominal menos Imposto de Renda e INSS.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Hyundai já adotou banco de horas, trabalho remoto (home-office) e antecipação de férias coletivas para preservar seus funcionários e contribuir para que todos fiquem em casa, seguindo as orientações das autoridades públicas de saúde e do governo estadual.
[Foto: Divulgação]