A 7ª edição do Selo Maior de Revenda – Autos, da Agência Autoinforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, considerou neste ano apenas 15 categorias e o campeão geral. Em edições anteriores, Selo Maior Valor de Revenda – Autos chegou a ter 19 categorias. “Este ano, decidimos extinguir Hatch Médio, Hatch Premium, Perua e Sedã Grande porque esses segmentos apresentaram apenas um modelo em comercialização ou significaram vendas abaixo de mil unidades no período de 12 meses. Além disso, veículos elétricos e híbridos foram separados porque, mesmo sem altos volumes, conquistaram representatividade no mercado brasileiro”, explica Joel Leite, idealizador da certificação.
A Honda conquistou dois prêmios no Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2020. A pesquisa indica os modelos com menor depreciação do mercado, ou seja, aqueles que mais preservaram o valor investido pelo proprietário. Nesta edição, o Honda Fit e o HR-V foram os modelos que menos desvalorizaram em suas categorias – Monovolume/Minivan e SUV Entrada, respectivamente -, com uma depreciação de apenas 9,4% para o Fit e 9,2% para o HR-V.
Veja Também
⇒ Os carros automáticos mais baratos em 2020
⇒ TOP 20: Os SUVs automáticos mais econômicos do Brasil
⇒ Vendas de carros automáticos devem predominar em 2020
Na categoria de elétrico, o Renault Zoe foi o carro melhor avaliado na 7ª edição do Selo Maior de Revenda. O veículo 100% elétrico da Renault teve uma desvalorização de 9,9%.
Já no geral, o carro que menos perdeu valor em 12 meses, foi o Chevrolet Onix Plus. O sedã compacto desvalorizou apenas 7,6%, conquistando também, o “Selo Maior Valor de Revenda 2020” na categoria dos sedãs compactos.
Veja os carros que menos desvalorizaram nos últimos 12 meses
*Modelo: porcentagem de desvalorização
Campeão geral:
- Chevrolet Onix Plus: 7,6%
Entrada:
- Volkswagen up!: 9,8%
- Ford Ka: 11,4%
- Toyota Etios: 12,6%
Elétrico:
- Renault ZOE: 9,9%
- Jaguar I-Pace: 10,2%
- BMW i3: 11,9%
Hatch Compacto:
- Hyundai HB20: 9,2%
- Volkswagen Polo: 9,9%
- Toyota Yaris: 10,3%
Híbrido:
- Volvo XC60 T8: 9,8%
- Toyota Corolla Hybrid: 10,6%
- Volvo XC90 T8: 11%
Minivan/Monovolume:
- Honda Fit: 9,4%
- Chevrolet Spin: 13,9%
- Fiat Dobló: 14,2%
Picape Pequena:
- Volkswagen Saveiro: 15,1%
- Chevrolet Montana: 16,4%
- Fiat Strada: 17,5%
Picape Compacta:
- Fiat Toro: 13,7%
- Renault Oroch: 14,3%
Picape Média:
- Toyota Hilux: 9%
- Ford Ranger: 10,2%
- Mitsubishi L200: 10,9%
Sedã de Entrada:
- Hyundai HB20S: 12,9%
- Fiat Grand Siena: 13,9%
- Ford Ka Sedan: 14,2%
Sedã Compacto:
- Chevrolet Onix Plus: 7,6%
- Volkswagen Virtus: 9,9%
- Honda City: 10,6%
Sedã Médio:
- Toyota Corolla: 8,9%
- Honda Civic: 9,5%
- BMW Série 3: 9,7%
SUV de Entrada:
- Honda HR-V: 9,2%
- Volkswagen T-Cross: 10,2%
- Hyundai Creta: 11,7%
SUV Compacto:
- Jeep Compass: 11,7%
- Volvo XC40: 12,2%
- Kia Sportage: 12,5%
SUV Médio:
- Volkswagen Tiguan: 10,9%
- Volvo XC60: 11,4%
- Mitsubishi Outlander: 12,1%
SUV Grande:
- Toyota SW4: 10,1%
- Volvo XC90: 11,9%
- Mitsubishi Pajero: 12,1%
[Fotos: divulgação]