Apresentada em 2011 no Brasil, a nona geração do Honda Civic chegou imediatamente após da geração que fez do modelo um destaque de design, atemporalidade e agregou uma legião de fãs por todo o país. Fazia um claro contraste com o seu rival direto Toyota Corolla, dono de linhas conservadoras e de bastante sobriedade, ressaltando o apelido “carro de idoso” que o veículo possui – sem deméritos, lógico.
Contudo, essa nona geração que trataremos chegou com linhas um pouco mais simples, mas sem perder a identidade que já carregava e com dimensões consideravelmente superiores, inclusive no porta-malas que era muito criticado. Saltava de 340 litros do New Civic para 449 litros no Civic G9, um crescimento de 109 litros.
Internamente manteve o painel “dois andares” que fora adotado na geração anterior, além de posição de dirigir um pouco mais baixa que alguns concorrentes. Por sua vez, o painel era de plástico rígido, um pênalti para o segmento, mas com as portas em material soft touch.
Passando agora para a versão LXS em específico, ela era a opção mais barata do sedan e era despojada de alguns itens como faróis de neblina e bancos revestidos em couro. Desde o lançamento até o fim de carreira, em 2016, não passou por renovações estéticas, diferente das versões intermediária e topo do modelo que ganharam frente redesenhada em 2014 como parte da linha 2015.
Confira agora todos os detalhes do Honda Civic LXS de nova geração com câmbio automático, que pode ser uma boa pedida no mercado de usados.
Honda Civic G9 LXS AT: anos em produção
Começou a ser comercializado em Janeiro de 2012 e não contou mudanças significativas até sair de cena em 2016 para a chegada da décima e atual geração do sedan. Porém, para aquisição do público PcD com as isenções tanto de IPI quanto de ICMS, esteve do seu lançamento até a linha 2014, até a transição para a linha 2015 seu preço se elevou para além de R$ 70.000.
Honda Civic G9 LXS AT: especificações
O Honda Civic LXS dispunha do motor iVTEC 1.8 16V SOHC Flex de quatro cilindros mantido do modelo anterior. Quanto a potência, ele entrega no etanol 140 cavalos a 6.500 rpm e 139 cavalos também a 6.500 rpm quando abastecido com gasolina. Já no torque, são 17,7 kgfm a 4.500 rpm quando com etanol e com gasolina o número é 17,5 kgfm na mesma faixa de rotação. Só foi ter o tanquinho de partida a frio retirado em 2014.
O câmbio é automático convencional com conversor de torque de cinco marchas sem opção de trocas manuais por paddle shift. Para efeito de comparação, o Toyota Corolla utilizou câmbio de quatro marchas até 2014 e depois de então o CVT, nunca usado no Civic de nona geração e adotado apenas no modelo seguinte.
Honda Civic G9 LXS AT: dimensões
São 4.525 mm de comprimento total, 1.755 mm de largura, 1.450 mm de altura e 2.668 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 449 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 57 litros.
Honda Civic G9 LXS AT: equipamentos
A versão vinha equipada com ar-condicionado digital automático, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas nas quatro portas, retrovisores com regulagem elétrica, volante em couro com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo i-MID com diversas informações do veículo, além de visualização da câmera de ré, chave canivete, rodas de liga-leve de 16 polegadas, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, bancos em tecido, sistema de áudio com comandos no volante, airbags frontais e freios ABS. Possuía também, entre outros itens, a função ECON que quando acionada propunha uma condução mais econômica.
Honda Civic G9 LXS AT: consumo
- Etanol: 7,3 km/l em cidade e 10 km/l em estrada
- Gasolina: 10,5 km/l em cidade e 13,4 km/l em estrada
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Honda Civic G9 LXS AT: preços públicos da época, atuais e desvalorização
*preços de revenda são referenciados do site WebMotors e não significam que o veículo valerá o correspondente ao parâmetro. Localidade, conservação e quilometragem são alguns dos fatores que são determinantes para o valor da revenda. Pesquisas realizadas em Maio/2020.
O modelo foi lançado na versão LXS AT com preço sugerido de R$ 69.900 e assim permaneceu durante um bom tempo. Na linha 2015 teve seu preço sugerido alterado para R$ 68.890 e seu preço de aquisição para PcD girava na casa dos R$ 53.000.
- Modelo 2012: R$ 45.357 (Fipe) e R$ 46.674 (média de mercado) – desvalorização de aproximadamente 35%
- Modelo 2013: R$ 47.111 (Fipe) e R$ 47.954 (média de mercado) – desvalorização de aproximadamente 32,5%
- Modelo 2014: R$ 48.551 (Fipe) e R$ 49.737 (média de mercado) – desvalorização de aproximadamente 31%
- Modelo 2015: R$ 52.113 (Fipe) e R$ 53.264 (média de mercado) – desvalorização de aproximadamente 24%
Como podemos ver, em todos os modelos de acordo com a pesquisa realizada, o preço de mercado é ligeiramente maior que o da Fipe, mas sob diversas variações.
Honda Civic G9 LXS AT: ficha técnica
Motor: iVTEC 1.8 16V SOHC Flex
Cilindrada: 1799 cm³
Potências Max.: 140 cavalos/139 cavalos @ 6.500 rpm (E/G)
Torques Max.: 17,7 kgfm/17,5 kgfm @ 4.500 rpm (E/G)
Transmissão: Automática com conversor de torque de cinco marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: McPherson independente na dianteira e independente Multilink na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 205/55 R16
Dimensões: Comprimento 4.525 mm; Largura 1.755 mm; Altura 1.450 mm; Entre-eixos 2.668 mm
Capacidade do tanque: 57 L.
Porta-malas: 449 L.
Peso ordem de marcha: 1273 kg.
Fotos: Honda Civic G9 LXS AT
[Fotos: Divulgação]