Hoje falaremos da versão aventureira do Ford Ka Hatch, denominada Freestyle, o segundo carro mais vendido no Brasil no ano de 2019 e que é em 2020 o quarto colocado no ranking de automóveis mais comercializados no país, por enquanto. Está bem evidente que o protagonismo da Ford no mercado brasileiro não é mais o mesmo de alguns anos atrás, apesar do bom desempenho nas vendas de Ka e Ka Sedan, mas isso não faz dela uma marca que deve ser desconsiderada pelo consumidor.
A versão aventureira assim como no consagrado SUV compacto Ecosport possui o nome Freestyle, seguindo a mesma receita de modelos como Fiat Argo Trekking e Renault Stepway, ou seja, nada de capacidade off-road e sim adereços internos e externos que remetem um ar de robustez ao hatch. É comercializada tanto com motorização 1.0 e câmbio manual quanto com motorização 1.5 e câmbio automático, opção que será nosso assunto.
Lembrando que o modelo é de fato automático e não automatizado Powershift, o traumático câmbio da marca já foi descontinuado no Brasil e o último modelo a contar com ele foi o finado Ford Focus.
O hatch compacto da marca norte-americana traz nessa versão o motor 1.5 TiVCT Dragon Flex de três cilindros que gera com etanol 136 cavalos de potência a 6.500 rpm e torque de 16,1 kgfm a 4.750 rpm. Com gasolina são 128 cavalos de potência e 15,6 kgfm de torque nas mesmas faixas de rotação, respectivamente.
A transmissão é automática sequencial com conversor de torque de seis marchas denominada “SelectShift”.
São 3.954 mm de comprimento total, 1.695 mm de largura, altura de 1.564 mm e entre-eixos de 2.491 mm. O porta-malas possui capacidade pequena de 257 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 51 litros.
Etanol:
Gasolina:
⇒ Ford EcoSport PCD 2020 (SE Direct): fotos, preço, equipamentos e mais
⇒ Ford Ka Sedan 2020: preço, fotos, equipamentos e mais
⇒ Ford Ka 2020: preço, fotos, equipamentos e mais
A versão dispõe de ar-condicionado analógico, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, chave canivete, alarme, computador de bordo, faróis de neblina, banco traseiro bipartido, central multimídia SYNC 2.5 com tela de sete polegadas touchscreen e funções como Bluetooth, espelhamento de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores na cor do carro cinza, barras de teto, molduras nas caixas de rodas, lanternas traseiras escurecidas, rodas de liga leve de 15 polegadas, volante multifuncional, bancos parcialmente revestidos em couro mesclados com tecido, quatro airbags (frontais e laterais), freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema anticapotamento, entre outros itens.
Para o público geral o preço de aquisição do modelo parte de R$ 68.490 na cor sólida Preto Ebony e R$ 69.990 com cor metálica. Para o público PcD o preço é de R$ 50.315,81 com cor metálica após aplicadas as isenções de IPI e ICMS, além de bônus promocional.
KM | Valores |
10 Mil ou 12 meses | R$ 449 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 549 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 449 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 799 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 499 |
60 Mil ou 72 meses | R$ 599 |
Motor: 1.5 TiVCT Dragon
Cilindrada: 1497 cm³
Potências Max.: 136 cv e 128 cv @ 6.500 rpm (E/G)
Torques Max.: 16,1 kgfm e 15,6 kgfm @ 4.750 rpm (E/G)
Transmissão: Automática de seis marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS
Pneus e Rodas: 185/60 R15
Dimensões: Comprimento 3954 mm; Largura 1695 mm; Altura 1564 mm; Entre-eixos 2491 mm
Capacidade do tanque: 51L
Porta-malas: 257L
Peso ordem de marcha: 1135 kg
[Fotos: Divulgação e Michael W.]