Lançado no início do ano passado e produzido em Córdoba, na Argentina, o Fiat Cronos nasceu para fazer parte da ofensiva até então da Volkswagen na entrada do segmento de sedans compactos premium. Se em 2017, a Fiat saiu na frente da VW lançando o Argo na frente do Polo, dessa vez o sedan da marca alemã que concorre com o modelo, o Virtus, chegou antes com alguns dias de antecedência, deixando o público interessado bem dividido entre os modelos. Logo depois, ainda em 2018, a Toyota lança o Yaris com opção hatch e também sedan e veio acirrar ainda mais a disputa no segmento.
Voltando ao Cronos, a Fiat estrategicamente mirou principalmente os donos do seu modelo mais antigo e consagrado, o Grand Siena, que perdeu a versão topo Essence com motorização 1.6, o câmbio Dualogic e passou por simplificações na versão Attractive, a única restante, com motorizações 1.0 e 1.4. Chegou com faixa de preço muito atraente, com a versão topo, Precision com câmbio automático, abaixo dos R$ 70.000 e foi um carro que entre o público PcD obteve um bom número de vendas nessa versão por ser bem completa perante seus concorrentes diretos nessa faixa de preço, mas agora não tanto.
Na linha 2020, a Fiat traz algumas novidades para o modelo, como a versão esportivada topo de linha HGT, adicionando adereços estéticos e equipamentos de série um tanto diferenciados. Além disso, a nova linha não passou por reajustes de valores, apesar de na última semana as versões Drive e Precision, ambas automáticas apareceram no site com valores menores, mas agora retornaram ao valor antigo e não passaram por aumento, conforme informa a Fiat.
Contudo, as versões Drive tiveram upgrade nos seus itens de série e algumas readequações de pacotes opcionais. Sai de cena a versão Precision 1.8 equipada com transmissão manual, assim como feito no Argo, pois a demanda por essa opção de conjunto mecânico se mostrou escassa. Confira agora todos os detalhes do modelo.
O Fiat Cronos possui duas opções de motorização e três opções de câmbio. O propulsor que equipa as versões de acesso do modelo é a 1.3 8V Firefly aspirada, ano que vem chegam os 1.0 e 1.3 Firefly turbinados. No etanol são 101 cv gerados a 6.250 rpm com torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm e na gasolina são 109 cavalos também a 6.250 rpm com torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm assim como no etanol.
Com esse motor, o Fiat Cronos pode possuir tanto a caixa manual de cinco marchas quanto à automatizada GSR Comfort também de cinco marchas, valendo citar que a mesma no ano que vem dará lugar a um câmbio automático mais moderno e atual (não sabendo ainda se uma caixa convencional como a dos 1.8 ou uma nova transmissão CVT). O 0 a 100 km/h é de 11,5 segundos com os dois câmbios.
Já o motor que equipa as opções topo do sedan compacto é o bom e conhecido 1.8 E.torq 16V, um tanto contestado pela sua idade, que possui 139 cavalos quando abastecido no etanol ou 135 cavalos quando com gasolina, ambos a 5.750 rpm. O torque no combustível derivado da cana de açúcar é de 19,3 kgfm e na gasolina é de 18,8 kgfm, ambos a 3.750 rpm. Até então, a Fiat oferecia o Cronos 1.8 com opção de câmbio manual de cinco marchas quanto com o automático convencional AISIN de seis marchas, mas por conta das parcas vendas do motor aliado à transmissão manual, essa opção foi extinta na linha 2020, o mesmo foi feito recentemente na linha 2020 do hatch Argo. O 0 a 100 km/h do Cronos automático é de 9,9 segundos.
São 4.364 mm de comprimento total, 1.724 mm de largura, 1.508 mm de altura com entre-eixos de 2.521 mm. Porta-malas de 525 litros e tanque de combustível possui capacidade para 48 litros.
⇒ Fiat Cronos PcD (Drive): fotos, preço, equipamentos e mais
⇒ Opinião do dono: Fiat Cronos 1.8 Precision automático 2018
⇒ Avaliação: espaço e equipamentos são os trunfos do Fiat Cronos Precision
Fiat Cronos 1.3 Manual: a versão de acesso do sedan da marca italiana ganhou na linha 2020 o alarme antifurto, ainda dispõe de ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, volante com regulagem de altura, chave canivete, sensor de pressão dos pneus, computador de bordo sob tela em TFT de 3,5 polegadas configurável, airbag duplo, freios ABS com EBD, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, rádio Connect com auxiliar/entrada USB/Bluetooth e comandos atrás do volante, entre outros itens. Não tem opcionais.
Fiat Cronos Drive 1.3 Manual: a versão intermediária do modelo agregou alarme antifurto, sensor de estacionamento traseiro e LED Design (assinatura em LED nos faróis). Adiciona ainda central multimídia Uconnect de sete polegadas, tela sensível ao toque + espelhamento via Android Auto ou Apple Car Play/USB/auxiliar/Bluetooth e entrada USB no console central. Opcionalmente pode contar com itens como ar-condicionado digital (novidade 2020), câmera de ré, sensor de estacionamento, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, entre outros itens.
Fiat Cronos Drive 1.3 GSR: a versão intermediária do modelo, dessa vez com câmbio automatizado, ganhou os mesmos itens da versão manual, mas adiciona controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático e paddle shifts para trocas manuais. Possui os mesmos conteúdos da versão acima como opcionais.
Fiat Cronos Drive 1.8 AT6: a versão mais em conta com motor 1.8 E.torq e câmbio automático AISIN ganhou na linha 2020 o LED Design. Possui os mesmos itens da versão Drive 1.3 manual, trocando apenas o conjunto mecânico, vindo motor 1.8 e câmbio automático e é a única versão com esse powertrain que está posicionado no teto de isenção do ICMS. Opcionalmente pode contar com ar-condicionado digital, retrovisores elétricos, câmera de ré, piloto automático, volante em couro com paddle shift, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, entre outros itens.
Fiat Cronos Precision 1.8 AT6: a versão que até então era a topo da gama do sedan compacto da marca italiana não sofreu upgrades de itens de série, ofertando os mesmos itens da linha 2019. São eles: ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina, detalhes externos cromados, central multimídia, piloto automático, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens. Pode contar opcionalmente com rodas de liga aro 17, bancos em couro, chave presencial com partida por botão, ar-condicionado digital, sensores de chuva e crepuscular, airbags laterais dianteiros, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis com luz de conforto e quadro de instrumentos com tela central em TFT de sete polegadas.
Fiat Cronos HGT 1.8 AT6: a novidade da linha 2020 possui o nível de itens da versão Precision, adicionando logos escurecidos, retrovisor externo pintado na cor preta, as rodas de 17 polegadas opcionais na versão Precision (mas na cor preta), ar-condicionado digital, quadro de instrumentos de sete polegadas, acabamento interno escurecido e tecido exclusivo HGT. Opcionalmente pode possuir teto com pintura bicolor, bancos em couro, airbags laterais dianteiros, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis com luz de conforto e chave presencial com partida por botão.
Versão | Preço público | Preço PcD |
1.3 Manual | R$ 58.990,00 | R$ 46.065,00 |
Drive 1.3 Manual | R$ 61.990,00 | R$ 48.408,00 |
Drive 1.3 GSR | R$ 66.690,00 | R$ 52.078,00 |
Drive 1.8 AT6 | R$ 69.990,00 | R$ 54.655,00 |
Precision 1.8 AT6 | R$ 75.490,00 | R$ 68.009,00 |
HGT 1.8 AT6 | R$ 78.490,00 | R$ 70.712,00 |
Confira os dados de consumo do Fiat Cronos 2020 conforme dados do Inmetro:
Etanol:
Gasolina:
Quilometragem | Preços 1.3 | Preços 1.8 |
10 Mil/12 meses | R$ 264,00 | R$ 324,00 |
20 Mil/24 meses | R$ 504,00 | R$ 572,00 |
30 Mil/36 meses | R$ 432,00 | R$ 500,00 |
40 Mil/48 meses | R$ 1.140 | R$ 764,00 |
50 Mil/60 meses | R$ 448,00 | R$ 516,00 |
60 Mil/72 meses | R$ 1.060 | R$ 1.060 |
Motores: 1.3 e 1.8
Cilindradas: 1332 cm³ e 1747 cm³
Potências: 109 cv/101 cv @ 6.250 rpm (E/G) e 139 cv/135 cv @ 5750 rpm (E/G)
Torques Max.: 14,2/13,7 kgfm @ 3.500 rpm (E/G) e 19,3/18,8 kgfm @ 3.750 rpm (E/G)
Transmissões: manual/automatizada de cinco marchas e automática de seis marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente com barra estabilizadora McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 185/60 R15, 195/55 R16, 205/45 R17
Dimensões: Comprimento 4.364 mm; Largura 1.726 mm; Altura 1.508 mm; Entre-eixos 2.521 mm
Capacidade do tanque: 48 L.
Porta-malas: 520 L.
Peso ordem de marcha: 1139 kg (Manual), 1159 (GSR) e 1271 kg (AT6)
[Agradecimentos – Reginaldo – (11) 9.9478-1342].