A Fiat, marca líder de vendas no Brasil em 2022, mantém a sua empreitada de lançamentos e após apresentar a linha 2023 de Pulse, Toro e Argo, chega a vez do sedan compacto Cronos. O modelo em questão nos últimos tempos tem conseguido números de venda bastante expressivos, diferente da timidez que vinha desde sua chegada em 2018.
Para a linha 2023 o Cronos ganhou um “tapa” no visual e assim como o Argo concentradas na dianteira que recebeu uma nova grade que mantém o estilo colmeia, mas traz filetes duplos que podem ser escuros ou cromados dependendo da versão. Nada muda na traseira, enquanto a lateral ganha novas rodas e calotas de 15 ou 16 polegadas dependendo da versão.
Veja Também
⇒ Fiat libera Pulse com isenção de IPI e bônus de 4% em abril
⇒ Fiat para PcD: confira opções com isenção IPI na marca italiana
Já o interior do Cronos recebe apenas um novo volante, o mesmo que Argo e Toro ganharam e que foi estreado no SUV Pulse em 2021. Contudo, a maior novidade do Cronos está mecanicamente falando.
Trata-se do câmbio automático do tipo CVT que simula sete velocidades aliado ao motor 1.3 Firefly aspirado, este possuindo no Brasil até 107 cavalos de potência e 13,7 kgfm de torque no etanol. Esse mesmo conjunto já é visto em Pulse e Strada, ficando de fora do Argo (pelo menos por enquanto) e substitui os já descontinuados câmbio GSR e as versões 1.8 E.torq que tinham câmbio automático de seis marchas.
Além disso, para substituir o Grand Siena, o Cronos ganha versões com motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas. São 77 cavalos de potência no etanol e 72 cavalos na gasolina, ambos a 6.250 rpm, torque de 10,9 kgfm no etanol e de 10,4 kgfm na gasolina a 3.250 rpm.
O line-up do Cronos é composto das versões 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3 e Precision 1.3, sendo descontinuada a esportivada HGT que já não é mais produzida desde a extinção do motor 1.8. No caso da primeira versão, o câmbio é sempre manual de cinco marchas, enquanto na Drive há tanto transmissão manual como também a opção de câmbio CVT e na topo Precision somente a opção sem pedal de embreagem.
O pacote opcional S-Design continua para a versão Drive e agrega ao veículo alguns detalhes exclusivos, como rodas e emblemas escurecidos, retrovisores, teto e aerofólio traseiro na cor preta, detalhes em tom de bronze, entre outros adereços.
Confira abaixo o conteúdo de cada versão e os preços:
Fiat Cronos 1.0 MT – R$ 74.790
Ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, retrovisores elétricos, airbag duplo, freios ABS, cintos de 3 pontos e apoio de cabeça em todos os assentos, ISOFIX no banco traseiro, alarme perimétrico, predisposição para rádio, sensor de pressão dos pneus, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, maçanetas e retrovisores na cor preta, entre outros itens.
Fiat Cronos Drive 1.0 MT – R$ 78.490
Versão 1.0 MT + central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, USB traseiro e assinatura em LED nos faróis.
Fiat Cronos Drive 1.3 MT – R$ 84.490
Versão Drive 1.0 MT + Pack S-Design opcional.
Fiat Cronos Drive 1.3 CVT – R$ 88.790
Versão Drive 1.3 MT + câmbio automático CVT, piloto automático, modo Sport, controles de tração e estabilidade, e assistente de partida em rampa.
Fiat Cronos Precision 1.3 CVT – R$ 93.490
Versão Drive 1.3 CVT + rodas de liga-leve de 16 polegadas, maçanetas cromadas, frisos cromados, retrovisores elétricos, volante em couro com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina, câmera de ré, chave presencial com partida por botão, apoio de braço central, paddle shift e bancos traseiros bipartidos.