A Fiat, marca italiana do grupo Stellantis, está comemorando a marca de aproximadamente 270 mil unidades fabricadas do sedan Cronos desde o seu lançamento, ocorrido em fevereiro de 2018, cinco anos atrás.
O modelo que é produzido em Córdoba, Argentina, completa 31 meses seguidos sendo o carro mais vendido do país dos “Hermanos” – 38 mil exemplares emplacados em 2022. Além de estar presente na Argentina e no Brasil, o modelo também é exportado para outros oito países na América Latina.
⇒ Exclusivo: Fiat libera Argo automático 2023 para PCD; veja preços
⇒ Comparativo: Fiat Cronos Drive 1.3 CVT x Toyota Yaris Sedan XL 1.5 CVT
Falando em Brasil, o Cronos tem um passado um pouco sombrio, pois começou timidamente a vender por aqui, tendo no início muitas vendas focadas no público PcD e algumas outras vendas para pessoas físicas. Porém, tudo mudou quando o Grand Siena deixou o mercado, abrindo espaço para o Cronos aumentar seu leque de versões e, consequentemente, as vendas. Hoje, o sedan da Fiat é muito benquisto também pelas locadoras e frotistas.
Hoje, o modelo é vendido com motor 1.0 Firefly de três cilindros na versão de acesso e na versão Drive, tendo câmbio manual de cinco marchas. Ademais, possui motor 1.3 Firefly nas versões Drive e Precision, sendo que na primeira versão há câmbio manual e em ambas a novidade da linha 2023, câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas e é herdado do SUV Pulse.
Ressalta-se ainda que o Cronos Drive 1.3 CVT é uma boa opção para o público PcD, pois tem isenção integral de IPI e proporcional de ICMS, além de bônus concedido pela montadora. De R$ 98.990 o modelo sai na modalidade por R$ 81.351 na cor preta.