Estudo aponta os carros mais roubados e furtados em SP


Segundo a FECAP, os modelos Chevrolet Onix e Hyundai HB20 são os carros mais visados no estado paulista.

Levantamento realizado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) aponta quais foram os modelos de carros mais roubados e furtados no Estado de São Paulo. Os dados foram analisados a partir dos boletins de ocorrência registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Ao todo, foram registradas 58 mil ocorrências de roubo no Estado, de janeiro de 2019 a março de 2021, sendo 33 mil em 2019, 20 mil no ano passado e 5 mil no primeiro trimestre de 2021. No mesmo período, ocorreram aproximadamente 129 mil furtos: 67,8 mil em 2019, 47,6 mil no ano passado e 13 mil somente nos três primeiros meses de 2021.

Uma análise minuciosa da evolução das ocorrências, de janeiro de 2019 a março de 2021, revelou que a pandemia provocou a queda da criminalidade: os roubos caíram 39,4% e os furtos 29,8% em 2020, na comparação com o ano anterior. No entanto, nos últimos 15 meses, os furtos cresceram de proporção, em relação aos roubos.

Cidades com mais roubos

As cinco cidades com mais ocorrências em 2020 e no primeiro trimestre de 2021 foram São Paulo, Campinas, São Bernardo, Santo André e Guarulhos.

Cidades com mais furtos

Segundo o Boletim Tracker-Fecap, além da capital, que lidera o ranking, as cidades com maior índice de furto são Santo André, Campinas, Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo. São José dos Campos também apresenta um balanço positivo em uma análise apenas sob as óticas populacional e tamanho de frota: 5º maior frota e 9ª posição em furtos.

Veja Também

⇒ Estudo aponta quais foram os SUVs PcD mais (e menos) desvalorizados

⇒ Confira os carros que mais subiram de preço em abril

⇒ Levantamento aponta que 7,5% das multas em SP são por uso proibido de celular ao volante

Bairros e ruas com mais ocorrências

Na cidade de São Paulo, os bairros com maior número de boletins foram Sacomã, Ipiranga, Jabaquara, São Mateus e Iguatemi.

Quando se trata de roubos, os endereços mais perigosos destes bairros são Avenida Almirante Delamare (Sacomã), Rua das Juntas Provisórias e regiões próximas (Ipiranga), Avenida Engenheiro Arruda Pereira (Jabaquara), Avenida Aricanduva (São Mateus) e Avenida Ragueb Chohfi (Iguatemi).

Na capital, os cinco bairros com mais furtos foram São Mateus, São Lucas, Ipiranga, Itaquera e Vila Prudente. Os endereços mais perigosos são Rua Ângelo de Cândia (São Mateus), Rua Costa Barros (São Lucas), Rua Agostinho Gomes (Ipiranga), Rua Antônio Gandini (Itaquera) e Rua Engenheiro Thomaz Magalhães (Vila Prudente).

Os carros mais visados de roubos

Os modelos e marcas mais visados pelos bandidos são o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. Entre os SUVs, o estudo aponta Jeep Renagade, Jeep Compass, Renault Duster, Volkswagen Tiguan e Audi Q3. Entre as picapes estão Hyundai HR e Toyota Hilux.

Os carros mais furtados

Entre os modelos de automóveis mais furtados estão o Corsa, o Mobi e o HB20. Já entre as caminhonetes, aparecem a Saveiro, Fiorino e Montana. Na categoria utilitários, os mais visados são a Kombi, Tucson e Ecosport.

Siga o MDA nas redes sociais: