Após um ano conturbado em virtude da pandemia, apesar do lançamento e sucesso da picape Nova Strada, a Fiat está somando esforços para correr contra o tempo nos próximos dois anos com lançamentos exclusivos, adoção de motores novos e reestilizações de modelos já em linha. Como é de conhecimento geral, a ofensiva principal será no segmento de SUVs (hoje inabitado pela marca) e abrangerá ao menos três participantes: um derivado do Argo para concorrer com o VW Nivus, um possivelmente inspirado no sedan Cronos e o terceiro vindo do Toro.
O que também já sabemos é que o responsável por estrear a motorização 1.0 Firefly Turbo será o SUV de entrada da marca, ainda sem maiores detalhes quanto ao design definitivo, mas especula-se que será um Argo Trekking “anabolizado” com chegada entre setembro e outubro de 2021. Mas e quanto ao futuro da dupla de compactos premium da marca?
Veja Também
⇒ Fiat Cronos 2021: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
⇒ FCA terá 12 lançamentos no Brasil até 2025
⇒ Fiat Argo Trekking AT6 2021: preço, fotos, equipamentos e mais
Tanto o Argo quanto o Cronos deverão receber o motor 1.0 turbo em substituição ao 1.8 E.torq EVO no ano de 2022, trazendo também o câmbio automático do tipo CVT que será agregado já no próximo ano na Strada com motor 1.3 Firefly aspirado e quem sabe também no Toro com motor 1.3 Firefly Turbo. Com isso, receberão um “tapa” no visual, devendo adotar, por exemplo, faróis em LED nas versões mais caras. Lembrando que não devem ser lançados de modo simultâneo, ou seja, primeiro o hatch e alguns meses depois o sedan.
Também não sabemos o quão profundas devem ser as novidades estéticas, mas o designer Kleber Silva realizou uma projeção do hatch com uma proposta de possível novo design trazendo consigo bastante do Fiat Tipo vendido na Europa, com faróis mais finos, grade maior, lanternas traseiras com tamanho aumentado, nome do carro posicionado no centro do porta-malas, entre outras mudanças.
Fotos: projeção Fiat Argo 2022
Projeção Kleber Silva