O segmento de sedans no mercado brasileiro nos últimos tempos tem sido um dos mais afetados pela expansão dos SUVs e crossovers compactos a venda em nosso país, muito em razão das precificações similares, o que tem feito com que muitos acabem comprando o “carro da moda”.
Contudo, eles resistem bravamente e aqui temos dois claros exemplos disso. A venda desde 2018, o Volkswagen Virtus passou em 2023 por relevantes novidades para se manter atual diante da concorrência e que acabou surtindo efeito, já que hoje figura entre os mais vendidos do segmento de sedans compactos.
Aqui, o “rival” Nissan Sentra, também renovado em 2023 com uma nova geração, agregando em conforto, equipamentos e segurança, mas sem as mesmas pretensões de liderar segmento, este totalmente consolidado pelo Corolla. Contudo, oferta uma ampla lista de itens com preços abaixo do modelo da Toyota.
Mas afinal, o que Virtus e Sentra fazem sendo comparados? Pois bem, a marca japonesa está ofertando o seu sedan médio na versão Advance com bonificação considerável, o que o deixa mais barato que o modelo da marca alemã na versão Highline.
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Veja abaixo os detalhes de cada um:
Começando pelo modelo da marca alemã, ele traz o 1.0 turbo, denominado 200 TSI, entregando 128 cavalos com etanol e 116 com gasolina a 5.500 rpm, com um torque de 20,4 kgfm a 2.000 rpm em ambos os combustíveis. Seu 0 a 100 km/h declarado é de 9,9 segundos.
Já o representante da marca japonesa traz o 2.0 aspirado movido exclusivamente a gasolina, com injeção de combustível direta, assim como o Virtus. Esse motor oferece uma potência de 151 cavalos e um torque de 20 kgfm. O Sentra possui um câmbio automático CVT com oito marchas simuladas. Seu 0 a 100 km/h declarado é de 9,4 segundos.
Resumo: em relação a essa questão, o Sentra tem desempenho ligeiramente superior, mas que na prática não tem tanto efeito. Ademais, o modelo da marca alemã entrega um motor com tecnologia turbo, enquanto o outro é um aspirado.
Qual o melhor? Aquele que enquadrar melhor em seu perfil, lembrando que um motor turbo a médio ou longo prazo pode ter gastos maiores com manutenção.
Etanol
Gasolina
Lembrando sempre que essas médias divulgadas são do INMETRO e nem sempre traduzem a realidade, pois podem apresentar diferenças em virtude de diversos fatores, como condição climática, relevo, trânsito, forma de condução, entre outros.
Aqui, pesa “a favor” do Virtus, o fato de ser bicombustível, fator que pode ser decisivo para alguns consumidores na hora de ver o bolso, já que o etanol é razoavelmente mais barato em boa parte do país. Vai do perfil de cada um, forma de utilização, autonomia desejada, entre outros fatores.
O Virtus possui 4,56 metros de comprimento, 1,75 metros de largura, 1,47 metros de altura e 2,65 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 521 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 49 litros.
Já o modelo da marca japonesa tem 4,64 metros de comprimento total, 1,81 metros de largura, 1,45 metros de altura e entre-eixos de 2,70 metros. O porta-malas tem 466 litros de capacidade e o tanque de combustível é de 47 litros.
Como vemos e deveras óbvio, o Sentra tem dimensões superiores ao Virtus, exceto na altura, já que aqui falamos de um sedan médio e tendencialmente ele é mais baixo. O modelo da Volkswagen, porém, entrega dimensões generosas demais para seu segmento, sobretudo de entre-eixos, traduzindo num espaço interno considerável.
Ele dá o troco em porta-malas e tanque de combustível, este, essencial para uma melhor autonomia.
O sedan da marca alemã tem entre os itens, ar-condicionado digital automático, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas, retrovisores elétricos com rebatimento automático, painel digital de 10,25”, volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade, bancos em couro, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, conjunto óptico Full-LED, rodas de liga-leve de 17”, chave presencial com partida por botão, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor fotocrômico, central multimídia de 10,1” polegadas com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, seis airbags e freios ABS.
Já o Sentra dispõe de ar-condicionado digital automático de duas zonas, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas, chave presencial com partida por botão, banco do motorista elétrico, faróis Full-LED, sensor crepuscular, painel de instrumentos com tela de 7 polegadas, piloto automático convencional, frenagem automática de emergência, DRL em LED, rodas de liga-leve de 17 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay com fio, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, seis airbags e freios ABS.
Tanto Virtus quanto Sentra possuem amplas listas de equipamentos, com o modelo da Volkswagen tendo itens em comum, o que é bastante positivo para um modelo compacto. Ademais, ele tem o piloto automático adaptativo que o Sentra vai ter apenas na versão Exclusive, tendo também carregador por indução, lanternas em LED, entre outros.
O Sentra “dá o troco” com ar-condicionado de duas zonas e banco do motorista com regulagem elétrica.
VW Virtus
KM ou tempo | Valor |
10 mil ou um ano | R$ 0 |
20 mil ou dois anos | R$ 0 |
30 mil ou três anos | R$ 0 |
40 mil ou quatro anos | R$ 1.454,46 |
50 mil ou cinco anos | R$ 703,74 |
60 mil ou seis anos | R$ 781,14 |
Total | R$ 2.939,34 |
Nissan Sentra
KM ou tempo | Valor |
10 mil ou um ano | R$ 606 |
20 mil ou dois anos | R$ 1.254 |
30 mil ou três anos | R$ 606 |
40 mil ou quatro anos | R$ 1.254 |
50 mil ou cinco anos | R$ 606 |
60 mil ou seis anos | R$ 1.254 |
Total | R$ 5.580,00 |
Modelo | Preço público | Preço PcD |
Virtus Highline 200 TSI | R$ 141.990 | R$ 117.782,68 |
Sentra Advance 2.0 CVT | R$ 152.990 | R$ 117.490,00 |
Pois bem, aqui falamos de duas grandes opções para o segmento PcD, sendo um sedan compacto que desponta entre os líderes de venda entre os rivais e um médio que atua em um segmento que tem perdido cada vez mais expressividade para os SUVs.
Começando pelo Virtus, ele tem redução total de R$ 24.207,32 somando a isenção de IPI e o bônus concedido pela marca alemã nesse mês de junho, sendo também o preço público geral R$ 11 mil menor que o do Sentra. Já o modelo da marca japonesa tem redução de R$ 35.500, ainda mais significativa, deixando-o com preço quase R$ 300 menor que o Virtus.
Logo, considerando essa questão, o Sentra acaba sendo uma opção mais interessante, haja visto que sua desvalorização é um pouco mais elevada, ou seja, ao fim do prazo de permanência obrigatória, muito dessa perda tende a ser amortizado. Contudo, a redução no Virtus também é bastante significativa e a desvalorização, bem como a revenda, são superiores.
Com equipamentos, relativa similaridade, com “ganhas e perdes” entre os modelos, devendo cada consumidor analisar o que cada veículo possui e lhe atende. Estética é algo relativo, mas sem dúvidas por conta de seu maior porte, o Sentra tem uma imponência superior ao Virtus – modelo que também não passa despercebido e é confundido por muitos com o Jetta.
Custo de manutenção do Virtus é bastante inferior, muito em virtude do fato da marca alemã dar as três primeiras revisões gratuitamente, mas apenas nas versões Highline e Exclusive. Já o Sentra tem custos maiores, mas também fruto de ser um produto de segmento superior.
Um ponto de observação é que o Sentra na linha 2025 receberá mudanças visuais e muito provavelmente de conteúdo, sendo então essa uma oportunidade interessante para adquiri-lo com um grande abatimento de preço na modalidade, caso não seja um problema ter um veículo “defasado” em pouco tempo.
Atualizado em 2023, o Virtus já está no ano-modelo 2025 e não deve passar por alterações significativas nos próximos anos, no máximo um acréscimo ou outro de itens. Portanto, será mais “atual” por mais tempo.