Comparativo

Comparativo: Virtus Highline x Sentra Advance

Veja comparativo entre uma das versões topo do sedan compacto da marca alemã com a mais acessível do médio da marca japonesa.


Publicidade

O segmento de sedans no mercado brasileiro nos últimos tempos tem sido um dos mais afetados pela expansão dos SUVs e crossovers compactos a venda em nosso país, muito em razão das precificações similares, o que tem feito com que muitos acabem comprando o “carro da moda”.

Contudo, eles resistem bravamente e aqui temos dois claros exemplos disso. A venda desde 2018, o Volkswagen Virtus passou em 2023 por relevantes novidades para se manter atual diante da concorrência e que acabou surtindo efeito, já que hoje figura entre os mais vendidos do segmento de sedans compactos.


Publicidade

Aqui, o “rival” Nissan Sentra, também renovado em 2023 com uma nova geração, agregando em conforto, equipamentos e segurança, mas sem as mesmas pretensões de liderar segmento, este totalmente consolidado pelo Corolla. Contudo, oferta uma ampla lista de itens com preços abaixo do modelo da Toyota.

Mas afinal, o que Virtus e Sentra fazem sendo comparados? Pois bem, a marca japonesa está ofertando o seu sedan médio na versão Advance com bonificação considerável, o que o deixa mais barato que o modelo da marca alemã na versão Highline.

Veja Também

⇒ Qual levar? Toyota Yaris XL ou Toyota Yaris XS

⇒ Levar o Nissan Kicks na versão Active ou partir para a Sense?

Veja abaixo os detalhes de cada um:

VW Virtus Highline X Nissan Sentra Advance – especificações

Começando pelo modelo da marca alemã, ele traz o 1.0 turbo, denominado 200 TSI, entregando 128 cavalos com etanol e 116 com gasolina a 5.500 rpm, com um torque de 20,4 kgfm a 2.000 rpm em ambos os combustíveis. Seu 0 a 100 km/h declarado é de 9,9 segundos.

Já o representante da marca japonesa traz o 2.0 aspirado movido exclusivamente a gasolina, com injeção de combustível direta, assim como o Virtus. Esse motor oferece uma potência de 151 cavalos e um torque de 20 kgfm. O Sentra possui um câmbio automático CVT com oito marchas simuladas. Seu 0 a 100 km/h declarado é de 9,4 segundos.

Resumo: em relação a essa questão, o Sentra tem desempenho ligeiramente superior, mas que na prática não tem tanto efeito. Ademais, o modelo da marca alemã entrega um motor com tecnologia turbo, enquanto o outro é um aspirado.

Qual o melhor? Aquele que enquadrar melhor em seu perfil, lembrando que um motor turbo a médio ou longo prazo pode ter gastos maiores com manutenção.

VW Virtus Highline X Nissan Sentra Advance – consumo

Etanol

  • Virtus: 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.

Gasolina

  • Virtus: 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada;
  • Sentra: 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

Lembrando sempre que essas médias divulgadas são do INMETRO e nem sempre traduzem a realidade, pois podem apresentar diferenças em virtude de diversos fatores, como condição climática, relevo, trânsito, forma de condução, entre outros.

Aqui, pesa “a favor” do Virtus, o fato de ser bicombustível, fator que pode ser decisivo para alguns consumidores na hora de ver o bolso, já que o etanol é razoavelmente mais barato em boa parte do país. Vai do perfil de cada um, forma de utilização, autonomia desejada, entre outros fatores.

VW Virtus Highline X Nissan Sentra Advance – dimensões

O Virtus possui 4,56 metros de comprimento, 1,75 metros de largura, 1,47 metros de altura e 2,65 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 521 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 49 litros.

Já o modelo da marca japonesa tem 4,64 metros de comprimento total, 1,81 metros de largura, 1,45 metros de altura e entre-eixos de 2,70 metros. O porta-malas tem 466 litros de capacidade e o tanque de combustível é de 47 litros.

Como vemos e deveras óbvio, o Sentra tem dimensões superiores ao Virtus, exceto na altura, já que aqui falamos de um sedan médio e tendencialmente ele é mais baixo. O modelo da Volkswagen, porém, entrega dimensões generosas demais para seu segmento, sobretudo de entre-eixos, traduzindo num espaço interno considerável.

Ele dá o troco em porta-malas e tanque de combustível, este, essencial para uma melhor autonomia.

VW Virtus Highline X Nissan Sentra Advance – equipamentos

O sedan da marca alemã tem entre os itens, ar-condicionado digital automático, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas, retrovisores elétricos com rebatimento automático, painel digital de 10,25”, volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade, bancos em couro, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, conjunto óptico Full-LED, rodas de liga-leve de 17”, chave presencial com partida por botão, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor fotocrômico, central multimídia de 10,1” polegadas com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, seis airbags e freios ABS.

Já o Sentra dispõe de ar-condicionado digital automático de duas zonas, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas, chave presencial com partida por botão, banco do motorista elétrico, faróis Full-LED, sensor crepuscular, painel de instrumentos com tela de 7 polegadas, piloto automático convencional, frenagem automática de emergência,  DRL em LED, rodas de liga-leve de 17 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay com fio, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, seis airbags e freios ABS.

Tanto Virtus quanto Sentra possuem amplas listas de equipamentos, com o modelo da Volkswagen tendo itens em comum, o que é bastante positivo para um modelo compacto. Ademais, ele tem o piloto automático adaptativo que o Sentra vai ter apenas na versão Exclusive, tendo também carregador por indução, lanternas em LED, entre outros.

O Sentra “dá o troco” com ar-condicionado de duas zonas e banco do motorista com regulagem elétrica.

Qual tem os valores de revisões periódicas mais em conta?

VW Virtus

KM ou tempoValor
10 mil ou um anoR$ 0
20 mil ou dois anosR$ 0
30 mil ou três anosR$ 0
40 mil ou quatro anosR$ 1.454,46
50 mil ou cinco anosR$ 703,74
60 mil ou seis anosR$ 781,14
TotalR$ 2.939,34

Nissan Sentra

KM ou tempoValor
10 mil ou um anoR$ 606
20 mil ou dois anosR$ 1.254
30 mil ou três anosR$ 606
40 mil ou quatro anosR$ 1.254
50 mil ou cinco anosR$ 606
60 mil ou seis anosR$ 1.254
TotalR$ 5.580,00

VW Virtus Highline X Nissan Sentra Advance – preços e considerações finais

ModeloPreço públicoPreço PcD
Virtus Highline 200 TSIR$ 141.990R$ 117.782,68
Sentra Advance 2.0 CVTR$ 152.990R$ 117.490,00
Preços vigentes em junho de 2024 sem adição de opcionais e(ou) cores.

Pois bem, aqui falamos de duas grandes opções para o segmento PcD, sendo um sedan compacto que desponta entre os líderes de venda entre os rivais e um médio que atua em um segmento que tem perdido cada vez mais expressividade para os SUVs.

Começando pelo Virtus, ele tem redução total de R$ 24.207,32 somando a isenção de IPI e o bônus concedido pela marca alemã nesse mês de junho, sendo também o preço público geral R$ 11 mil menor que o do Sentra. Já o modelo da marca japonesa tem redução de R$ 35.500, ainda mais significativa, deixando-o com preço quase R$ 300 menor que o Virtus.

Logo, considerando essa questão, o Sentra acaba sendo uma opção mais interessante, haja visto que sua desvalorização é um pouco mais elevada, ou seja, ao fim do prazo de permanência obrigatória, muito dessa perda tende a ser amortizado. Contudo, a redução no Virtus também é bastante significativa e a desvalorização, bem como a revenda, são superiores.

Com equipamentos, relativa similaridade, com “ganhas e perdes” entre os modelos, devendo cada consumidor analisar o que cada veículo possui e lhe atende. Estética é algo relativo, mas sem dúvidas por conta de seu maior porte, o Sentra tem uma imponência superior ao Virtus – modelo que também não passa despercebido e é confundido por muitos com o Jetta.

Custo de manutenção do Virtus é bastante inferior, muito em virtude do fato da marca alemã dar as três primeiras revisões gratuitamente, mas apenas nas versões Highline e Exclusive. Já o Sentra tem custos maiores, mas também fruto de ser um produto de segmento superior.

Um ponto de observação é que o Sentra na linha 2025 receberá mudanças visuais e muito provavelmente de conteúdo, sendo então essa uma oportunidade interessante para adquiri-lo com um grande abatimento de preço na modalidade, caso não seja um problema ter um veículo “defasado” em pouco tempo.

Atualizado em 2023, o Virtus já está no ano-modelo 2025 e não deve passar por alterações significativas nos próximos anos, no máximo um acréscimo ou outro de itens. Portanto, será mais “atual” por mais tempo.

Share
Published by
Carlos Augusto Nascimento