O SUV subcompacto cupê Basalt foi avaliado pelo Bharat NCAP, organização não-governamental responsável por aferir a segurança dos modelos vendidos na Índia. O resultado é bastante animador, pois o modelo da marca francesa obteve 4 estrelas e gabaritou alguns testes.
Antes de falar dos resultados, vale destacar que na Índia ele é comercializado com seis airbags contra quatro do modelo brasileiro, mas dispõe dos demais aparatos de segurança encontrados aqui. Falo de controles de tração e estabilidade, ISOFIX e assistente de partida em rampa.
⇒ VW T-Cross 2025 conquista 5 estrelas em segurança no Latin NCAP
⇒ Latin NCAP: Fiat Pulse derrapa em teste de segurança
Segundo análise do órgão, o Basalt obteve 26,19 pontos de um total de 32 na proteção de ocupantes adultos, e 35,90 de 49 pontos possíveis na proteção de crianças. No teste de colisão frontal com barreira deformável, o veículo alcançou 10,19 pontos de 16 (com proteção marginal para o peito, pelve e pernas). Já no teste de impacto lateral com barreira deformável móvel, a pontuação foi a máxima possível, com 16 pontos.
Na proteção de ocupantes infantis, o SUV também alcançou a pontuação máxima de 12 pontos para a instalação do sistema de retenção infantil (CRS) e obteve 19,90 de 24 pontos possíveis na avaliação dinâmica. Outro fator que contribuiu para os bons resultados foi o uso de diferentes tipos de aço na estrutura da carroceria, como aço de alta resistência, aço avançado de alta resistência e aço ultra-alta resistência, que foram fundamentais para absorver e distribuir os impactos em colisões frontais e laterais.