Latin NCAP: Fiat Pulse derrapa em teste de segurança

Último teste de 2023 do órgão registro resultado de apenas duas estrelas para o SUV compacto da marca italiana.

Crash Test do Fiat Pulse no Latin NCAP

O Latin NCAP, organização não-governamental responsável por aferir a segurança dos modelos vendidos na América Latina, realizou a divulgação do último teste do ano de 2023 e o alvo da vez foi o SUV compacto Fiat Pulse. O resultado, porém, não foi satisfatório e o modelo alcançou somente duas (02) das cinco (05) estrelas possíveis.

Segundo o órgão, a limitada proteção lateral para a cabeça oferecida aos ocupantes, a baixa pontuação para a proteção dos ocupantes infantis e os lembretes de cinto de segurança traseiro, bem como a disponibilidade limitada do ADAS, entre outros aspectos, impedem que o veículo obtenha melhores classificações de estrelas.

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Produzido e comercializado no Brasil, o Pulse obteve 67,18% em Proteção de Ocupantes Adultos, 55,88% em Proteção de Ocupantes Crianças, 45,39% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% em Assistência à Segurança. O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de ESC/Moose. A unidade testada dispunha apenas dos itens “básicos” do modelo, incluindo 4 airbags, não contando com frenagem automática de emergência e leitor de faixa, presentes nas versões mais caras.

O veículo apresentou uma estrutura estável, com a área dos pés também sendo considerada sólida durante o impacto frontal. No caso de impacto lateral, proporcionou uma proteção abrangente para adultos. O teste de proteção lateral em post revelou níveis de proteção variando de marginal a bom; entretanto, a classificação global do veículo na proteção do ocupante adulto foi penalizada devido à cobertura limitada do sistema de proteção lateral para a cabeça. Embora o modelo inclua airbags laterais padrão para o tórax e a cabeça, a ausência de airbags de cortina restringe a proteção aos assentos dianteiros e, ainda assim, de maneira limitada. Embora os sistemas de airbag para tórax e cabeça possam ser considerados uma medida temporária, não representam uma solução robusta a longo prazo.

Confira o teste na íntegra

A Stellantis contesta o resultado, veja nota:

“A Stellantis recebe os resultados da Entidade em questão, respeitosamente, mas com muita surpresa. Isso porque as diferenças entre o modelo avaliado (desatualizado) e o produzido foram relatadas, mas ignoradas pela Entidade. A Stellantis South America segue com foco total no cliente, na evolução constante da segurança veicular e no respeito à legislação, além de manter o maior, mais completo e moderno Centro de Segurança Veicular do Hemisfério Sul e afirma que o modelo em questão é um dos mais seguros do segmento.”