O Sedan compacto da Toyota é bem definido, equipado e a transmissão automática do tipo CVT, fez diferença. Essa versão do sedan, a XL Plus Tech, pode ser adquirida apenas com isenção de IPI.
Seu preço já com a isenção de IPI, sai por R$ 68 mil. O Yaris sedã, fechou o mês passado com 2.250 emplacamentos, ficando na 37° posição do ranking geral.
Tínhamos uma certa dúvida sobre o desempenho do modelo, pois o mesmo herda o propulsor do Etios, mas com nova calibração no motor, o resultado agradou.
O motor é o 1.5 de 105 cv (G) e 110 cv (E), com torque de 14,9 kgfm, de fato, não é potência de um carro esportivo. A Toyota equipou o Yaris com o câmbio CVT do Corolla, o mesmo simula sete posições virtuais e nesta versão, conta com trocas sequenciais na alavanca de câmbio.
Simulamos situações comuns no cotidiano de uma família, como o para anda de um trânsito pesado, viagem com o carro carregado com 4 pessoas e bagagens.
Veja Também
⇒ Nissan Versa 1.6 SL Direct 2019 – Preço, Fotos e Detalhes
⇒ Nissan anuncia em feira, retomada das vendas do Kicks PCD
⇒ Honda City Personal 2019 CVT – Preço e Detalhes
⇒ Nissan Versa SL Direct, nova versão voltada para o público PcD
Para o motorista, é fácil encontrar uma boa posição de dirigir, com regulagem de altura do banco e altura da coluna de direção. O que peca, é a falta de regulagem de profundidade da coluna de direção.
Na estrada, mesmo carregado, e quando precisamos fazer uma ultrapassagem, ele não fez feio, pois câmbio CVT com relações infinitas, cria sempre uma “marcha certa” para cada momento. A direção tem calibragem firme em velocidades mais altas.
A suspensão privilegia a estabilidade, firme, porém sem prejudicar o conforto, mantendo o nível de ruído baixo no habitáculo. Os pneus de perfil alto, evita a transferência das imperfeições para o habitáculo.
Já no uso urbano, com seus 110 cavalos à 5.600 rpm, tem um bom desempenho no trânsito das grandes cidades, mostrando-se ágil e agradável no percurso urbano.
O volante, apesar de não ser revestido em couro nesta versão, tem boa empunhadura. Os comandos de telefonia, computador de bordo e áudio, tem acesso fácil e pratico.
No quesito consumo, surpreendeu, utilizamos apenas Etanol, no circuito urbano, conseguimos médias de 9.9 km/L. Já na estrada, carregado, conseguimos médias de 10.9 km/L.
O espaço para quem vai atrás é bom, pois o modelo conta entre-eixos de 2,55 m, dando uma bom espaço para as pernas quem vai atrás. Seu porta-malas é bem generoso, conta com 473 litros de capacidade.
Na segurança essa versão traz os principais itens como airbags frontais, freios ABS, alarme perimétrico e volumétrico, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos ocupantes, controle de estabilidade e tração, faróis de neblina dianteiro e traseiro, faróis com regulagem de altura e isofix.
O modelo traz itens bem interessante de série, sendo os principais ar-condicionado digital, direção assistida, comandos de som no volante, piloto automático, farol automático, central multimídia Toyota Play, espelho retrovisor eletrocrômico e dentre outros.
Conclusão: Yaris sedã é agradável de dirigir, tanto no uso urbano quando na estrada. O modelo transmite confiança na estrada, pois mostra-se ágil nas ultrapassagens e estável nas curvas. Traz bastante itens de série, é seguro e econômico.