Entre as alterações impostas pelo Governo de São Paulo, que retirou a isenção do IPVA de 80% das pessoas com deficiência (PcD) limitando a isenção do mesmo a uma pequena parcela de deficientes, está a obrigatoriedade de afixar no veículo isento de IPVA um adesivo de identificação com os dizeres “Propriedade de pessoa com deficiência, isenta de IPVA decreto 65.337/2020“.
De acordo com o site da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo, “as pessoas com deficiência física severa ou profunda, cujo veículo necessite de adaptação, continuarão a ter direito à isenção de IPVA. Dessa forma, o imposto não recolhido poderá ser utilizado pelos proprietários como investimento para custear as modificações necessárias, como inversão do pedal do acelerador, comandos manuais de acelerador e freio e adaptação de comandos do painel no volante. Os autistas e as pessoas com deficiência física, visual e mental, severa ou profunda, não-condutoras, continuam beneficiadas”.
⇒ Veja as restrições (CNH) que manterão a isenção do IPVA em SP
⇒ Inquérito apura discriminação a pessoas com deficiência na concessão de isenção de IPVA
⇒ PL obriga montadora a produzir carro adaptado para PcD
Como citado pelo órgão, a isenção de IPVA será apenas para pessoas com deficiência física severa ou profunda, cujo veículo necessite de adaptação. A isenção será condicionada apenas a estas restrições que ficam no campo “observações” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Conheça as restrições médicas com a letra indicada na CNH:
Os PcDs que não se enquadrarem em nenhuma dessas restrições indicadas acima, terão o benefício da isenção cessado e deverão recolher o IPVA 2021 normalmente, de acordo com o calendário de pagamento do imposto.
[Download do adesivo de identificação]
[Fotos: Divulgação]