Em toda e qualquer forma de trânsito é essencial estar ligado a todos os procedimentos que são aplicados em lei na legislação brasileira tanto para o condutor quanto para o veículo em que ele se encontra, sendo uma delas as permissões e proibições que são impostas sobre o uso de tipos de Insulfilm.
O Insulfilm é uma película protetora que chega a escurecer os vidros dos carros, protegendo o veículo na parte interna da incidência alta de luz solar e ainda mudar o visual do carro, na maioria das vezes por questões ainda mesmo de segurança do condutor do veículo.
Mas, de acordo com a legislação brasileira de trânsito, mais especificamente na Resolução do COTRAN N° 254, há as restrições que devem ser adotadas para esse tipo de uso de produto, que pode resultar até mesmo em multa para o veículo que utiliza o produto sem observação à conformidade da legislação.
Hoje, vamos compreender um pouco mais sobre essa proibição e saber quais as formas mais adequadas de usar o produto em seu veículo. Vamos lá!
Veja Também
⇒ Placas de trânsito: veja os principais significados
⇒ Infrações de trânsito que fazem você perder a CNH
⇒ Quanto tempo ficam os pontos na CNH (carteira de habilitação)?
Insulfilm espelhado?
O Insulfilm espelhado é expressamente proibido para utilização e qualquer que seja a vidraçaria do veículo, de acordo com o Art. 8° que diz de forma bem resumida que é proibida a aplicação de películas de ação refletiva, que funcionam como um espelho no lado de fora, ação proibida pela Contran e que pode resultar no pagamento de multa bem alta.
Insulfilm g5?
Mesmo que por questões de segurança de quem está dentro do veículo, a película que escurece demais o veículo não deve ser utilizada, sendo uma da lista de condenadas a insulfilm g5. Caso você seja pego utilizando esse tipo de película de proteção no seu veículo irá acabar recebendo uma multa por isso.
De acordo com as regras estabelecidas é preciso que na frente do veículo a passagem de luz seja de 75% de luminosidade, nas partes laterais dianteiros a luminosidade deve ser de 70%, nas partes laterais traseiras a luminosidade deve se de 28%, o mesmo valor que também é atribuído para os vidros traseiros do carro, não sendo valores possíveis usando o insulfilm g5.
Insulfilm fotocromático?
Outro tipo de insulfilm que também gera dúvidas quanto a sua aplicação é o fotocromático. A película fotocromática é um produto que pode sim ser utilizado pelos condutores de veículos e que faz toda a diferença na organização do espaço e ainda na distribuição de luz dentro do carro. Devido a sua produção devidamente organizada se tornou possível a utilização desse tipo de película, pois ela deixa a luminosidade entrar de forma adequada, não agride a visão do condutor e ainda faz com que ele sempre mantenha a noção de velocidade. A película mais reconhecida do mercado com esse tipo de tecnologia é a 3M, bastante recomendada por quem faz uso.
Nos siga nas redes sociais
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD
⇒ Instagram – Mundo do Automóvel para PCD
⇒ Youtube – Mundo do Automóvel para PCD