O Hatchback compacto da Toyota é bem equipado e automático nessa versão XLS, enquadrando-se para o mercado PCD, que na maioria das solicitações, demanda esse tipo de transmissão.
Pelo que entrega, o custo/beneficio desta versão é bom, sendo que o modelo avaliado custa para o público geral R$ 62.650,00. Para o púbico PCD, com desconto de IPI e ICMS, sai por R$ 49.605,00.
Impressões ao dirigir – O Etios 1.5 XLS automático é um carro voltado para o uso urbano. Com seus 107 cavalos à 5.600 rpm (etanol) tem um bom desempenho no trânsito das grandes cidades, mostrando-se ágil e agradável no percurso urbano.
Na estrada tem um comportamento estável, não deixando a desejar quando o assunto foi desempenho, mas por oferecer transmissão de apenas 4 velocidades, nos trechos mais íngremes, com a redução para a terceira marcha, a rotação do motor sobe para mais de 3 mil giros dessa forma o barulho do motor acaba adentrando na cabine e incomodando um pouco.
Espaço interno e conforto – A suspensão firme e um pouco elevada ajuda a enfrentar o buracos e lombadas do dia a dia. Seu porta malas de 270 Litros de capacidade tem tamanho mediano para as compras da semana e está na média de seus concorrentes, espaço interno razoável, leva com conforto uma família pequena.
Segurança – O comportamento do Etios XLS na estrada foi estável. O modelo conta com os itens obrigatórios de segurança como, Airbags frontais e freios ABS, oferece apoio de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, já conta com o sistema de ancoragem isofix, mas peca pela trava das portas não serem do tipo automáticas, exigindo o acionamento das travas elétricas pelo motorista.
Consumo – Na estrada realizamos um percurso de 550 km, com média de 110 km/h. O computador de bordo se manteve na casa dos 11.2km/L com Etanol, já na cidade, o percurso foi menor, e o consumo se manteve na casa dos 7.3 km/L também abastecido com Etanol. Lembramos que o computador de bordo apresenta um parâmetro aproximado de consumo e a realidade de consumo aplicada a este teste pode variar de acordo com as condições de uso de cada motorista. Além destas variáveis, recomendamos a avaliação de consumo na bomba, no momento do abastecimento.
Veja Também:
Avaliação Toyota Corolla GLi Upper 2018 1.8 CVT (PCD)
Peugeot 2008 1.6 Allure Automático-6 Para PCD Já Atualizado 2018
Jeep Renegade 2018 Versão para PCD Atualizado com novo motor e Start Stop [Vídeo]
Equipamentos – O Etios 1.5 XLS Automático tem como principais itens de série, Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro com pisca integrado, painel digital Smart Sreen em full TFT, rodas de liga leve 15″, volante revestido em couro, abertura elétrica do porta malas, acabamento dos bancos Comfort Drive, ajuste de altura do banco do motorista, ar condicionado com filtro antipólen e ar quente, chave com comando de abertura e fechamento das portas, computador de bordo, função Eco Wallet e consumo médio no computador de bordo, Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control, console central com dois porta copos dianteiros e um traseiro, direção eletroassistida progressiva, vidros elétricos dianteiros (auto-down para motorista) e traseiros, travas elétricas, faróis de neblina dianteiros e central multimídia.
CONCLUSÃO
Apesar do desenho controverso, o Etios surpreende na condução e nos equipamentos oferecidos. Destaca-se o computador de bordo, de fácil leitura e com gráficos eficientes para gerenciamento de consumo e custos de combustível. Outro ponto forte é a central multimídia com entrada HDMI e tela escamoteável.
O acabamento do painel, em preto brilhante é visualmente atraente, porém, no uso do dia a dia, reflete a luz solar, atrapalhando bastante a condução.
Por fim, o Etios se apresenta como uma opção racional no mercado, tendo como pontos fortes desempenho e consumo urbano, além da grande confiabilidade da marca.