Após a chegada do Pulse Abarth, SUV esportivo da “marca do escorpião”, chega o Fastback Abarth, o irmão cupê, isso após pouco mais de 1 ano do lançamento das versões “civis” dele. Chega por R$ 159.990, abaixo até mesmo do Limited Edition que, em virtude disso, teve seu preço reduzido para R$ 154.490 – R$ 8 mil a menos. Ambas as versões dividem powertrain, mas com peculiaridades na versão esportiva de fato.
A dianteira traz basicamente os mesmos traços e disposições do Pulse Abarth e dos demais Fastback, se apropriando de grade colmeia em acabamento black piano com logo da Abarth no lugar do da Fiat, conjunto óptico totalmente em LED, além de para-choque mais encorpado, com faróis de neblina posicionados na parte inferior da peça e apliques nas laterais posicionados de forma vertical.
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Já a lateral traz rodas cor preta de 18 polegadas com entorno vermelho, retrovisores na cor vermelha, emblema da “marca do escorpião” com uma espécie de um raio com as cores da Itália nos para-lamas, assim como uma novidade em relação ao Pulse Abarth: molduras pintadas na cor do carro ao invés do comum preto fosco.
Hora da traseira. Nela, o nome Fiat também dá lugar ao Abarth na cor preta, enquanto o nome Fastback continua na lateral esquerda. Ao lado direito, um emblema indica a motorização Turbo 270. O para-choque também fica mais robusto, trazendo um extrator e abrigando as exclusivas ponteiras duplas de escape funcionais. Afinal, o ronco do modelo é bem encorpado. Há ainda lantenas em LED e spoiler traseiro exclusivo.
Internamente, tudo como o Pulse Abarth, ou seja, bancos em couro com costuras na cor vermelha exclusivas da versão e com o escorpião em baixo relevo, fazendo um belo conjunto com o revestimento do teto e das colunas na cor preta. No painel, uma plaqueta alusiva à Abarth e uma faixa soft touch imitando fibra de carbono que já foi adotada na linha 2024 do irmão menor.
Console central elevado com o freio de mão eletrônico e função Auto Hold segue no SUV cupê, assim como o cluster digital de 7 polegadas com grafismos exclusivos da versão. Por último, o volante é o mesmo do Pulse Abarth também, revestido em couro com destaque para o botão “Poison”, o modo Sport do modelo.
O motor é o já conhecido Turbo 270 possui 185 cavalos no etanol e 180 na gasolina, tendo torque de 27,5 kgfm (270 NM) independente do combustível usado, estando integrado ao câmbio automático com conversor de torque de seis marchas e também contando com modo Sport, alterando o gerenciamento eletrônico de motor e câmbio. Seu 0 a 100 km/h é de 7,6s e a velocidade máxima de 220 km/h, de acordo com a Abarth.
Na suspensão, 5 mm de altura a menos que o Limited Edition, novo eixo de torção traseiro, além de calibragem mais firme nos amortecedores para conferir melhor estabilidade e desempenho em curvas ao esportivo. Nos freios, nada muda, com 305 mm nos discos dianteiros e mantendo os “polêmicos” tambores na traseira.
Já no campo da tecnologia, temos a central multimídia UConnect de 10,1 polegadas. Completa, conta com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de conectividade com o Google Assistant, uma plataforma que funciona como assistente pessoal e permite comandos a distância do veículo. Há ainda a conectividade com o assistente Alexa integrando o Fiat Connect////Me, aplicativo de smartphone que possibilita o controle de diversas funções do modelo. Carregador por indução, retrovisor fotocrômico, entre outros itens também compõem a lista de itens de série.
Ainda na tecnologia, mas aliada a segurança, o modelo traz o sistema ADAS de assistentes de condução, dispondo de frenagem automática de emergência, comutação de farol alto (farol alto automático) e leitor de faixa com correção ativa.
O modelo vem ainda com quatro cores disponíveis, todas sólidas e são elas: Branco Banchisa, Vermelho Montecarlo, Preto Vulcano e Cinza Strato. Se seguir o Pulse Abarth, não será vendido para PcD, mas torcemos que a Abarth os disponibilize futuramente, haja visto que a Volkswagen tem na modalidade o Polo GTS.