Renault Captur deixa o mercado brasileiro oficialmente

Após sete anos de comercialização, SUV compacto “respirava por aparelhos” nos últimos meses.

Dia de anúncio de um novo produto no mercado, mas também dia de despedida. No mesmo dia que o Kardian é apresentado pela Renault, deixa de estar no site oficial da marca o SUV compacto Captur, saindo de cena no país após sete anos e uma delicada situação nos últimos meses.

O fim do modelo já estava “previsto”, mas a situação se agravou bastante após a guerra da Rússia com a Ucrânia, lembrando que algumas peças dele vinham do país russo. Lançado por aqui em 2016, compartilhava plataforma com o Duster, modelo que já passa de uma década no nosso mercado, tendo recebido reestilização em 2021 e um motor turbo.

Veja Também

⇒ Renault Kardian é revelado e traz nova identidade da marca fora da Europa

⇒ Renault Duster é vendido para PcD com descontos de até R$ 29,4 mil

Porém, nem isso garantiu um bom desempenho ao modelo que, em 2023, teve somente 304 unidades emplacadas, segundo a FENABRAVE. No ano passado inteiro foram 3.007 emplacamentos. Sai de linha sem deixar muitas saudades, visto a inexpressividade que vinha tendo nos últimos tempos, mas isso não faz dele um produto necessariamente ruim. Porém, uma falta de esmero era percebida, fazendo com que muitos acabassem optando pelo Duster, mais barato.

No cenário PcD, fez relativo sucesso nos anos de 2018 e 2019 com a versão Life, voltada especificamente para esse público, anos também de maior expressividade do modelo, vendendo 26.504 e 28.660 unidades, respectivamente.