Em 2020, o Hyundai HB20 chocou ao receber uma avaliação de zero estrela pelo Latin NCAP, evidenciando preocupações significativas com a segurança. No entanto, o fabricante reagiu, atualizando o modelo com melhorias substanciais. Entre as mais notáveis estão a adição de seis airbags.
Na mais recente rodada de avaliações do Latin NCAP, o novo Hyundai HB20, produzido no Brasil, foi submetido a uma série de testes rigorosos. O resultado? Uma classificação de três estrelas. Esta é uma melhora impressionante em comparação com o ano anterior. O modelo agora oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como padrão em todas as suas versões.
Veja Também
⇒ Latin NCAP: VW Polo Track recebe 3 estrelas em teste de segurança
⇒ Latin NCAP: VW Virtus gabarita teste de segurança; confira
Apesar do avanço, ainda existem áreas de melhoria. A estrutura do veículo foi classificada como instável pelo Latin NCAP. Em particular, a proteção para o peito do motorista no teste de impacto frontal mostrou fragilidades, classificando-se como fraca. Além disso, o HB20 teve um desempenho insatisfatório quando se trata de proteção a pedestres. Estas são algumas das razões pelas quais o modelo não alcançou uma pontuação mais alta.
No geral, o HB20 obteve as seguintes pontuações:
- Ocupante adulto: 68,30%
- Ocupante infantil: 74,85%
- Proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada: 34,32%
- Assistência à segurança: 65,12%
O HB20 foi submetido a vários testes, incluindo impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste e chicotada cervical (whiplash). Durante essas avaliações, foi dada especial atenção ao equipamento de segurança básico do carro. É importante notar que existem outras versões do HB20 que incluem tecnologias avançadas como Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Detecção de Ponto Cego (BSD) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS), que não foram avaliadas neste teste específico.
Conclusão: O novo Hyundai HB20 demonstrou avanços significativos em segurança em comparação com sua configuração anterior. No entanto, ainda há margem para melhorias.