Entre flagras, especulações e vazamento de patentes, meses se passaram e finalmente chegou o Polo 2023, renovado no visual e mais tecnológico. Primeira mudança mais profunda desde a sua chegada ao Brasil, em 2017, o hatch da marca alemã vendido no país bebe muito da fonte do Polo europeu, embora algumas diferenças sejam aplicadas.
Começando por uma novidade mecânica, o Polo 2023 marca o retorno do motor 1.0 turbo na calibração utilizada pelo finado subcompacto Up. Com isso, o hatch ganha o 170 TSI em três versões de acabamento, como já havíamos antecipado, extinguindo então o 200 TSI da gama nas versões Comfortline e Highline.
São 116 cavalos de potência no etanol e 109 cavalos na gasolina, tendo 16,8 kgfm ou 170Nm de torque tanto no etanol quanto na gasolina com um 0 a 100 km/h de 9,3 segundos de acordo com a fabricante, alcançando velocidade máxima de 197 km/h. Além disso, pela primeira vez o Polo possui motor turbo aliado a um câmbio manual, mas mantém a transmissão automática de seis marchas.
Visualmente falando, o modelo ganhou basicamente a mesma dianteira do Polo 2023 europeu, fortemente inspirada no Golf de oitava geração vendido atualmente, tendo faróis full-LED em todas as versões. Já a traseira recebeu mudanças mais discretas, mantendo as mesmas lanternas e alterando apenas o layout interno, além do para-choque ter refletores e do emblema do modelo agora vir centralizado.
Internamente, a marca se apropriou de novas texturas no painel, além de novos bancos e atendendo muitas demandas, as portas dianteiras ganham tecido nas laterais. Na parte de equipamentos, o Polo 2023 traz carregador de celular por indução, chave presencial com partida por botão, volante multifuncional com paddle shifts, sistema de frenagem automática pós-colisão. O painel é digital de 8 ou 10,25 polegadas.
A central multimídia VW Play marca presença com tela de 10 polegadas e diversos apps nativos, como iFood, Waze, Estapar, entre outros. Ela faz integração com o app Meu VW, responsável por mostrar diversas funções do veículo.
A paleta de cores será composta das cores: Cinza Platinum, Preto Ninja, Branco Cristal, Prata Sírius e a nova Vermelho Sunset.
Veja Também
⇒ VW Nivus para PcD: veja os preços, verões, equipamentos (e fotos)
⇒ VW T-Cross PCD volta com desconto de até R$ 21 mil
Confira a seguir o conteúdo de cada uma das versões, opcionais e respectivos preços:
- Volkswagen Polo MPI: R$ 82.990
Desde a versão de entrada, o SUV traz: faróis em LED com DRL integrado, quatro airbags, frenagem automática pós-colisão, bloqueio eletrônico do diferencial, sensor de pressão dos pneus, rodas de 15 polegadas com calotas, vidros elétricos dianteiros, central multimídia Composition Touch de 6,5 polegadas, entre outros itens.
- Volkswagen Polo 170 TSI MT: R$ 92.990
Itens da versão anterior + motor TSI, rodas de liga-leve de 15 polegadas, painel digital de 8 polegadas, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, sensor de ré, entre outros itens.
- Volkswagen Polo Comfortline 170 TSI AT: R$ 102.990
Itens da versão anterior + câmbio automático, piloto automático, volante em couro com paddle shifts e chave presencial com partida por botão. Central VW Play opcional.
- Volkswagen Polo Highline 170 TSI AT: R$ 109.990
Itens da versão anterior + couro, rodas de 16 polegadas, painel de 10 polegadas digital, VW Play, carregador por indução, ar-condicionado digital, sensor de chuva, câmera de ré, sensor dianteiro, entre outros.