Em dezembro último, a FCA (hoje Stellantis) foi notificada pelo Procon-SP para esclarecer possíveis problemas no sistema de refrigeração, que segundo alguns proprietários, estava causando perfuração por corrosão no trocador de calor, Isso faz com que o líquido de arrefecimento se misture com o óleo da transmissão automática, danificando o componente.
A fabricante respondeu ao Procon-SP, que concluiu que a informação contida no manual do veículo sobre possibilidade de surgimento de problemas decorrentes do uso de um fluído de arrefecimento diferente daquele original de fábrica com um aditivo não recomendado deveria ser mais claro e objetivo. Havendo risco de corrosão ou desgaste prematuro, o alerta deveria ser destacado, conforme determina o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
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De acordo com a fabricante, dos 450.810 veículos que se encontravam dentro da garantia em 2020 no país, 302 foram atendidos em razão do problema; e em 2021, dos 502.493 veículos em garantia, 207 foram atendidos.
Segundo o Procon-SP, por ora está descartado a incidência do recall. Contudo, ressalta essa falha na informação — como sobre o uso correto do produto e riscos que possa apresentar em razão de uso diverso — também pode ser determinante para a realização de uma campanha de recall futura. O órgão encaminhou à equipe de fiscalização para análise mais aprofundada e eventuais providências.