A Toyota, atenta ao mercado mundial e suas preferências, está preparando o lançamento de mais um SUV global, dessa vez de pequeno porte e atendendo o nicho dos compactos (Hyundai Creta, Jeep Renegade e Honda HR-V são alguns exemplos no Brasil). Trata-se do Yaris Cross, modelo que terá como base o hatch Yaris do continente europeu, que por sua vez está à frente do produzido e comercializado aqui.
Com lançamento atrasado em razão da pandemia, o Toyota Yaris Cross terá o seguinte cronograma: em 2020 chega no Japão, em 2021 chega na Europa com produção francesa e o mercado brasileiro receberá em 2024. A construção é sobre a plataforma modular TNGA-B, derivação da TNGA utilizada por modelos como o Corolla e Prius para veículos compactos da marca e podemos esperar por lá o mesmo conjunto mecânico do Yaris europeu.
Veja Também
⇒ Toyota Corolla Cross: novo SUV japonês chega em 2021
⇒ Toyota Yaris com facelift é flagrado na Ásia
⇒ Novo Toyota Yaris ganha projeção, veja detalhes
Falo do motor 1.5 tricilíndrico com Ciclo Atikinson que trabalha conjugado com motor elétrico e baterias com 116 cavalos de potência combinada e aliado ao câmbio manual de seis marchas ou a um câmbio automático do tipo CVT, com opções de tração dianteira ou integral AWD-i. Quanto as dimensões, são 4,18 metros de comprimento, 1,76 metros de largura, 1,56 metros de altura e 2,56 metros de entre-eixos (como o Yaris).
Voltando ao Brasil, provavelmente em 2025, ou seja, um ano depois da chegada do Yaris Cross, ganharemos uma nova geração do hatch compacto premium Yaris para substituir o que já conhecemos e temos comercializado desde 2018. Desse modo, devemos ficar em paridade com a Europa no quesito geração.
Fotos: Toyota Yaris Cross
[Fotos: Divulgação Toyota]