Que o Onix foi um divisor de águas na Chevrolet do Brasil é inegável. Sucesso de vendas a cada mês que passa e líder nacional ininterrupto desde 2015, foi um dos grandes responsáveis pela popularização da central multimídia no veículo brasileiro, encarregado de trazer essa tecnologia para opções mais acessíveis ao bolso do consumidor. Estreou sua nova geração no fim do ano passado com diversas novidades como uma nova plataforma global, nova multimídia, motorizações totalmente novas, além de uma elevação de patamar para concorrer a altura com Volkswagen Polo, Fiat Argo, Toyota Yaris, entre outros.
Porém, foi lançado posteriormente ao Onix Plus, variante sedan da linha e que veio com a missão de substituir o nome Prisma no Brasil que é ainda mais antigo que o nome Onix, vindo há mais de uma década quando ainda era um sedan pequeno derivado do Celta. Assim como o hatch trouxe diversas novidades e que assim como era com o Prisma lhe garantiram o primeiro lugar entre os sedans mais vendidos no Brasil, além da segunda posição entre todos os carros mais vendidos no país.
Hoje o Mundo do Automóvel para PcD irá comparar esses dois modelos que apesar de muitas semelhanças também possuem algumas notáveis diferenças, inclusive por se tratarem de versões diferentes. Enquanto o Onix Hatch é LTZ – uma versão intermediária mais completa, o Onix Plus comparado é o LT – uma versão intermediária um tanto mais simples, mas bem recheada de itens de série.
Especificações técnicas: Onix Hatch LTZ x Onix Plus LT
A motorização utilizada em ambos é a 1.0 Ecotec Turbo de três cilindros que rende 116 cavalos de potência a 5.500 rpm tanto no etanol quanto na gasolina com torque de 16,8 kgfm no etanol e de 16,3 kgfm na gasolina, ambos a 2.000 rpm.
Já o câmbio é automático sequencial de seis marchas com conversor de torque e opção de trocas manuais por meio da alavanca.
Consumo: Onix Hatch LTZ x Onix Plus LT
Etanol:
- 8,3 km/l em cidade e 10,7 km/l em estrada – Onix Hatch
- 8,6 km/l em cidade e 10,9 km/l em estrada – Onix Plus
Gasolina:
- 11,9 km/l em cidade e 15,1 km/l em estrada – Onix Hatch
- 12 km/l em cidade e 15,7 km/l em estrada – Onix Plus
Dimensões: Onix Hatch LTZ x Onix Plus LT
Quanto ao comprimento, o Onix Hatch mede 4.163 mm contra 4.474 mm do Onix Plus (diferença de 47 mm), largura de 1.730 mm e altura de 1.471 mm em ambos. O entre-eixos do Onix Hatch possui 2.551 mm e do Onix Plus mede 2.600 mm. O porta-malas do Onix Hatch possui 291 litros de capacidade contra 469 litros do Onix Plus. O tanque de combustível possui 44 litros de capacidade em ambos.
Veja Também
⇒ Novo Chevrolet Onix Plus 2020: veja versões, equipamentos, preços oficiais (e fotos)
⇒ Novo Chevrolet Onix 2020: preços, versões, equipamentos
⇒ GM Tracker PcD 2021 (1.0 Turbo): preço, fotos, equipamentos e mais
Itens de série: Onix Hatch LTZ x Onix Plus LT
Tanto Onix Hatch LTZ quanto Onix Plus LT possuem como itens ar-condicionado analógico, direção elétrica, vidros elétricos com função one touch, travas elétricas, retrovisores com regulagem elétrica, computador de bordo, chave canivete, duas entradas USB (dianteira e traseira), faróis e lanterna de neblina, banco traseiro bipartido, central multimídia MyLink 3 com tela de sete polegadas touchscreen e mecanismos como Bluetooth,funções do veículo, espelhamento de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, entre outras. Contam também com rodas de liga leve de 15 polegadas, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema OnStar e Wi-Fi 4G integrado à central multimídia, piloto automático, volante multifuncional com revestimento premium, entre outros itens.
Por se tratar da versão LTZ, o Onix Hatch do comparativo adiciona câmera de ré, carregador de celular por indução, chave presencial com partida por botão e sensor crepuscular.
Revisões e garantia: Onix Hatch LTZ x Onix Plus LT
Ambos possuem garantia com duração de 3 anos. Os valores podem ser parcelados em até 4 vezes.
KM | Valores – são os mesmos |
10 Mil ou 12 meses | R$ 284 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 576 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 480 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 640 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 456 |
60 Mil ou 72 meses | R$ 576 |
Preços e conclusão
Trouxemos mais um comparativo entre modelos que apesar de muitas semelhanças, possuem diferenças que podem ser determinantes na escolha de um veículo. No caso de Chevrolet Onix Hatch LTZ Turbo de Chevrolet Onix Plus LT Turbo, muitos podem estar pensando que é basicamente a mesma coisa e que a diferença de um para o outro é meramente espaço interno e porta-malas.
As diferenças também estão entre alguns poucos itens de conforto e conveniência como chave presencial e internet a bordo. São alguns dos itens que podem ser bem requisitados e desejados pelo cliente que busca tecnologia a mais em um veículo compacto. Essa pessoa muito provavelmente vá buscar a opção hatch do Onix numa versão mais completa que a que ele poderia comprar se optasse pela variante sedan.
Contudo, há também o cliente que possui como prioridade o espaço interno e (ou) porta-malas, como alguém que viaja muito, possui família, tem cadeira de rodas, entre outras situações. Para esse a indicação é o Onix Plus, ainda que na versão LT não possua alguns itens que proporcionam maior bem-estar a bordo. Ambos os modelos possuem o mesmo conjunto mecânico e que dá conta do recado independente da carroceria escolhida, além de terem boas médias de consumo no geral.
Quanto aos valores, o Onix Hatch LTZ possui preço público de R$ 69.590 com pintura sólida e aplicadas as isenções de IPI e ICMS para PcD o preço final é de R$ 57.498. Já o Onix Plus LT também com cor sólida tem preço público de R$ 69.150 e para PcD de R$ 57.152, mostrando uma diferença de R$ 345 nos preços dos modelos quando com isenções aplicadas, diferença ainda menor que a de R$ 440 encontrada no preço público de ambos. Vai caber a pessoa pontuar suas necessidades e prioridades de acordo com sua realidade e fazer a escolha, não levando tão em conta assim o valor, uma vez que a diferença é pequena.
A nova linha Onix veio bem mais moderna, segura, maior e tecnológica que a geração anterior, batendo de frente com modelos compactos premium como a dupla da Volkswagen composta por Polo e Virtus, únicos representantes com motor 1.0 turboalimentado até a chegada dos Onix. Destaque positivo para o Onix é a melhora no conforto, ergonomia e nível de acabamento em relação ao modelo anterior (que ainda continua em linha), se mostrando em alguns aspectos até um pouco acima dos rivais alemães já citados.
Fica uma ressalva: a Chevrolet fez dois comunicados à rede de concessionárias sobre reparos da gama Onix com motor 1.0 Turbo. Trata-se de reparos relativos a uma atualização do módulo do motor com o objetivo de sanar a possibilidade de apontamento de falhas inexistentes no veículo, além do acendimento da luz de injeção de modo súbito e sem necessidade.
[Fotos: Divulgação e Michael W.]