A Fiat revelou ontem (4), na Europa, a 3ª geração do 500. 100% elétrico, o modelo será lançado no Brasil ainda este ano. O motor de 42 kWh equivale a 118 cv e tem velocidade máxima limitada a 150km/h. Seu 0-100 é 9 segundos e sua autonomia é de até 320 km.
Há a possibilidade de carregar o novo Fiat 500 em casa, isso porque o modelo inclui o Easy Wallbox, um sistema desenvolvido pela Engie EPS para otimizar o carregamento doméstico com uma tomada usual.
O Novo Fiat 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução de cada consumidor. O modo Sherpa otimiza os recursos disponíveis para garantir maior autonomia, atuando em diversos componentes para reduzir ao mínimo o consumo de combustível. Este modo atua nos parâmetros como velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador; e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los a qualquer momento).
O modo Normal é o mais próximo possível da condução de um veículo com um motor convencional a combustão. Já o modo Range ativa a função na qual é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador. De fato, liberá-lo causa uma desaceleração muito maior do que em um motor de combustão normal, quase como se fosse pressionado o pedal do freio, que deve ser usado para parar completamente o carro. Com o uso diário e um pouco de familiaridade com o sistema, é possível dirigir usando apenas o pedal do acelerador.
Veja Também
⇒ Fiat confirma SUV nacional para 2021
⇒ Fiat Cronos PcD (Drive): fotos, preço, equipamentos e mais
⇒ Fiat Argo 2020: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
Sistema de condução semiautônomo
Além da motorização elétrica, o Fiat 500 traz o sistema de condução semiautônomo. Ele é considerado de nível 2 pela fabricante e conta com câmeras de monitoramento na dianteira do carro.
Com o sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo, o modelo pode frear ou acelerar ao detectar carros, ciclistas e pedestres. O veículo também possui sistema de centralização na faixa de rolagem e dispositivo de aviso de ponto cego, entre outros.
Tempo de recarga
Com o sistema de recarga rápida, as baterias podem ter 80% da carga completa em 35 minutos. Em 5 minutos, o carro recebe carga necessária para percorrer 50 quilômetros, segundo a montadora.
Galeria de fotos
[Fotos: Divulgação FCA]