Lançado no início de 2018, o Volkswagen Virtus representou um salto no que diz respeito ao conceito de sedan compacto premium, trazendo bastante tecnologia embarcada para o segmento, como altos índices de segurança e motorização com novidades nunca antes empregadas em modelos daquela fatia. Assim como o hatch Polo, do qual é derivado, adotou uma motorização 1.0 turbo de três cilindros com números de torque e potência maiores até mesmo que concorrentes de motores com litragem mais elevada.
Construído sob a plataforma modular MQB, tem proposta de ser um veículo familiar com atributos de segurança e tecnologia, contemplando avaliação de cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP, um dos poucos modelos do segmento a obter tal êxito. Outro diferencial é o amplo espaço interno, propiciado pelos 2,65 metros de entre-eixos, além de um porta-malas com boa capacidade: 521 litros.
Assim como o Polo, recebeu concorrentes de peso com o tempo, entre eles Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S de nova geração e agora o Nissan Versa, além de outros modelos também com alto nível de tecnologia empregada. Falaremos então da versão Highline 200 TSI do Volkswagen Virtus, a mais completa com motor turbo e que conta com bônus de fábrica para o público PcD.
Lembrando que acima há a versão GTS com motor 250 TSI (1.4 TSI), mas indisponível para a modalidade de vendas corporativas ao público citado.
O sedan compacto premium da marca alemã dispõe do motor 200 TSI (1.0 TSI) turboflex de três cilindros e 12 válvulas. Ele entrega no etanol 128 cavalos a 5.500 rpm e 116 cavalos também a 5.500 rpm quando abastecido com gasolina. Já no torque, são 20,4 kgfm a apenas 2.000 rpm em ambos os combustíveis. O câmbio utilizado é automático sequencial de seis marchas denominado pela VW de Tiptronic.
São 4.482 mm de comprimento total, 1.751 mm de largura, 1.472 mm de altura e 2.651 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 521 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 52 litros.
No etanol as médias conforme medição do INMETRO são 7,8 e 10,2 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina consome 11,2 e 14,6 km/l em cidade e estrada, respectivamente.
⇒ VW suspenderá vendas do T-Cross PcD (Sense) em novembro
⇒ VW Nivus Highline: preço, fotos, equipamentos e mais
⇒ Nivus Comfortline: preço, fotos, equipamentos e mais
A versão conta de série com ar-condicionado digital automático, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas com função one touch nos dianteiros, travas elétricas, retrovisores elétricos rebatíveis eletricamente com setas integradas e tilt down no direito, chave presencial com partida por botão, painel digital Active Info Display, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, bancos em couro, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, porta luvas refrigerado, paddle-shift, faróis de neblina com luzes de conversão estática e DRL integrado, rodas de liga leve de 17 polegadas, central multimídia Discover Media com tela touchscreen de 8 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay, entre outras funções, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensores de chuva e crepuscular, airbag frontal e lateral, freios ABS a disco nas 4 rodas, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, entre outros.
Para o público geral o preço de aquisição do modelo parte de R$ 98.950 sem opcionais na cor preta e para o público PcD (pessoas com deficiência) o preço é de R$ 83.326,75 após aplicar isenção de IPI e bônus de 10% da montadora.
*cidade de São Paulo-SP como referência
KM/tempo | Valor |
10 Mil ou 12 meses | R$ 527,80 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 591,90 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 517,80 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 1.027,18 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 517,80 |
60 Mil ou 72 meses | R$ 591,90 |
Motor: 1.0
Cilindrada: 999 cm³
Potências: 128 cv/116 cv @ 5.500 rpm (E/G)
Torques Max.: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm (E/G)
Transmissão: Automática com conversor de torque de seis marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente com barra estabilizadora McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 185/65 R15
Dimensões: Comprimento 4.482 mm; Largura 1.751 mm; Altura 1.472 mm; Entre-eixos 2.651 mm
Capacidade do tanque: 52 L.
Porta-malas: 521 L.
Peso ordem de marcha: 1192 kg
[Agradecemos – Rogério Ricce vendedor VW, contato: (11) 98927-7818]