A Volkswagen apresentou hoje (28), o Nivus, modelo que inaugura novo segmento no Brasil, o de SUV’s e crossovers compactos cupê. A marca alemã confirmou que o Nivus será oferecido com uma única opção de powertrain – a 1.0 200 TSI de até 128 cv e 20,4 kgfm de torque com a transmissão automática de seis velocidades.
De acordo com o informado pela VW através de live, ocorrida da manhã de hoje, o planejamento para o modelo é mirar um novo público para o segmento: pessoas jovens, conectadas, exigentes com o intuito de buscar ousadia e tecnologia no veículo. Para isso, o design externo do Nivus traz proposta diferenciada e já vista em modelos premium como BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupê, aliando esportividade de um coupê com o que já estamos acostumados a ver em SUV’s e crossovers.
⇒ VW Nivus é apresentado oficialmente; veja fotos e mais detalhes
⇒ Como poderá ser o facelift do Volkswagen Virtus? Confira projeção
⇒ Novo Gol: veja projeção baseada no VW Nivus
A Volkswagen define bem seu alvo quanto ao público em relação ao T-Cross, por exemplo, onde ele se posiciona dentro da gama como um SUV mais voltado para famílias e com design mais conservador, além de uma posição de dirigir um pouco mais elevada que no modelo lançado. Por sua vez, o Nivus deve cativar proprietários de compactos premium, como VW Polo e VW Virtus.
O Nivus será também levado para mercados como o europeu e o sul-americano, aonde chegará em 2021, mas no primeiro semestre para a América do Sul e no segundo semestre para o Velho Continente. Inaugura também o New Brand Design em nosso continente, que segundo a VW é uma nova atitude de marca que pretende ser mais próxima das pessoas, entre outras inovações.
Em termos de dimensões, o Nivus conta 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de distância entre-eixos, 1.757 mm de largura e 1.493 mm de altura. Com destaque para o porta-malas, com capacidade para 415 litros.
Quanto aos preços, o Nivus terá uma gama enxuta com apenas duas versões, a Comfortline 200 TSI por R$ 85.890 e Highline 200 TSI por R$ 98.290. O Nivus não terá uma versão exclusiva para atender o público PcD, em contrapartida, para as duas versões que possuem preços posicionados acima de R$ 70 mil, a fabricante dará além da isenção do IPI, mais 10% de bônus de fábrica. Como exemplo, a Versão Comfortline 200 TSI de R$ 85.890, sai por R$ 72.346 para este público.
Quanto aos itens de série, o Nivus Comfortline traz ar-condicionado com saída do ar e porta USB para passageiros do banco traseiro, direção elétrica, seis airbags, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5″, câmera de ré, sensores traseiros, chave presencial, rodas de liga leve de 16”, controles de tração e estabilidade, assistente para partida em rampa, alerta de frenagem de emergência, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros, piloto automático, grade dianteira com detalhes cromados, rack de teto longitudinal na cor preta, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, volante multifuncional, Isofix, descansa braço central com porta-objetos, entre outros. Opcionalmente, esta versão conta com o “VW Play & Tech por R$ 3.520″: e traz controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, central multimídia VW Play com tela de 10″ e volante multifuncional em couro com shift-paddles.
A versão topo de linha Highline traz mesmos itens da versão Comfortline, adicionando controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura ‘Climatronic’, faróis de neblina em LED com função ‘Cornering Light’, revestimento dos bancos com revestimento sintético ‘Native’, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (Park Pilot), detector de fadiga, sistema KESSY (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com ‘shift-paddles’, o mesmo utilizado pelo Novo Golf na Alemanha. Além da combinação do painel de instrumentos configurável Active Info Display de 10,25 polegadas e da nova central de infotainment VW Play. Esta versão tem apenas a oferta de cor como opcional.
O lineup do Nivus contará com seis opções de cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone. Estas duas últimas criadas exclusivamente para o modelo.
[Fotos: Divulgação VW]